Governo de Minas participa de entrega de 110 títulos de regularização fundiária urbana em Malacacheta
Evento contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, que explicou os impactos e benefícios da política pública para os cidadãos e a economia
Publicado: 21/06/2024 17:58 | Atualizado: 21/06/2024 21:40
Victor Fagundes / Sede-MG Victor Fagundes / Sede-MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), participou, nessa quinta-feira (20/6), da entrega de 110 títulos de regularização fundiária e da reinauguração do prédio da Câmara Municipal de Malacacheta, no Vale do Mucuri.

A entrega dos títulos aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, que explicou a importância da regularização fundiária urbana para o desenvolvimento socioeconômico do município e seus  benefícios diretos para os cidadãos.

“O trabalho que vem sendo feito pela prefeitura de Malacacheta é um trabalho sério, que traz dignidade às famílias e que vem ao encontro do trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, no qual, em apenas 5 anos e meio de governo, já foram entregues 12 mil títulos de regularização fundiária urbana por meio do programa Minas Reurb”, explica o secretário.

A designação de títulos realizada impactará dois núcleos urbanos: Tancredo Neves e Pequi. Dos 500 imóveis do bairro Tancredo Neves, foram entregues 50 documentos de propriedade, entre títulos e certidões; já no bairro Pequi, dos 228 imóveis inseridos, foram entregues aos moradores 60 títulos.

Impacto social e econômico para a região

Por meio do Programa de Regularização Fundiária Urbana do Estado de Minas Gerais (Minas Reurb), 5.353 títulos estão em andamento para a região do Vale do Mucuri. Destes, 2.500 títulos pertencem ao município de Novo Oriente de Minas, 800 estão em fase de execução em Catuji e os demais, do município de Ouro Verde de Minas, se encontram na etapa de pesquisa cartorial e notificação. Todos esses títulos, que mudarão a realidade econômica e social dos cidadãos da região do Vale do Mucuri, estão com previsão de protocolo em cartório já para o próximo ano.

Além do Minas Reurb, por meio de uma política pública de atração de investimentos privados fortalecida, o Governo de Minas atraiu R$ 64,6 milhões desde 2019 para a região do Vale do Mucuri. Esses protocolos representam a criação de quase trezentos empregos, entre diretos e indiretos. Os números impulsionam o desenvolvimento econômico local, bem como criam novas oportunidades de trabalho para os mineiros que vivem no perímetro.

Outro destaque na região é o investimento de R$ 697 milhões da Cemig, estatal atualmente vinculada à Sede-MG. Destes, cerca de R$ 28 milhões foram destinados à construção de uma subestação Compacta Integrada em Malacacheta.