Copasa anuncia investimento de mais de R$ 100 milhões para obras do Sistema de Esgoto em Ubá
A previsão é que, até o final de novembro deste ano, população local comece a contar com os benefícios do tratamento de esgoto
Publicado: 28/06/2024 15:03
Foto: Divulgação/Copasa MG Foto: Divulgação/Copasa MG

O Governo de Minas, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa MG), vinculada da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), anunciou um novo investimento de mais de R$ 100 milhões para a etapa complementar das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Ubá. O comunicado foi feito nessa quinta-feira (27/6) no município da Zona da Mata.

A iniciativa reforça o compromisso da empresa com o município da Zona da Mata, que recebe um dos maiores investimentos em saneamento por parte da Companhia em todo o estado.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Meio Ambiente e Empreendimentos da Copasa, Pablo Ferraço Andreão, visitou as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Durante a visita, que contou ainda com a presença de representantes do poder público municipal, da sociedade, imprensa e equipes da Companhia, o diretor informou que a previsão é que, até o final de novembro, os ubaenses já comecem a contar com os benefícios do tratamento de esgoto.

“Mesmo diante dos desafios que encontramos ao longo da execução dos serviços, a Copasa seguiu investindo e atuando em outras frentes para garantir que as obras pudessem ser entregues à população, o que já está muito perto de acontecer”, disse Pablo.

Entre os desafios, conforme explicou o diretor, estão as três grandes enchentes que atingiram a cidade em 2020 e que alteraram consideravelmente a margem do ribeirão Ubá - previamente delineada para a instalação dos interceptores - incluindo o trecho que seria o responsável pela condução de praticamente todo efluente da área urbana à estação de tratamento, fazendo com que todo o projeto inicial precisasse ser revisto.

Obras complementares

A previsão é que o certame para a realização das obras complementares aconteça em agosto deste ano. O novo investimento prevê a implantação de 11.638 metros de redes coletoras, 3 mil ligações prediais, 22.155 metros de interceptores, 2 mil metros de estruturas de contenção, 14 estações elevatórias e a complementação da ETE com três decantadores e uma elevatória de lodo.

“Com estas obras, muito em breve, a população de Ubá começará a contar com o tratamento de esgoto, além de todos os benefícios sociais, ambientais e de saúde que o serviço proporciona. Temos um respeito muito grande pela população e pela parceria que estabelecemos com o município ao longo de todos esses anos. Então, realizar esta entrega também será motivo de grande alegria para todos nós da companhia”, ressaltou o diretor.

Universalização antecipada

As obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ubá começaram em fevereiro de 2021, com um investimento inicial de R$ 116 milhões, financiados pelo banco alemão KFW. Até aqui, a Copasa já instalou mais de 11 mil metros de redes coletoras, 16 mil metros de interceptores, 950 metros de emissário e mais de 90% de toda a estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto.

Importante salientar que, com o início da operação da ETE ainda este ano, a Copasa estará antecipando em aproximadamente sete anos a universalização dos serviços em Ubá, considerando o prazo de 2033 estabelecido no Novo Marco do Saneamento, garantindo assim melhores condições de saúde e bem-estar para a população, além dos ganhos socioeconômicos para o município.

*Com informações da Copasa