Secretaria de Desenvolvimento Econômico firma parceria para fomento de cooperativas mineiras
Política realizada com o Sistema Ocemg irá estimular a competitividade, a gestão e a simplificação dos negócios
Publicado: 10/02/2021 14:07 | Atualizado: 03/10/2022 18:07
Foto: Matheus Fonseca/Sede Foto: Matheus Fonseca/Sede

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), formalizou, nessa terça-feira (10/2), a assinatura do acordo de cooperação técnica com o Sistema Ocemg. A parceria busca a união de esforços para implementar ações que fomentem o desenvolvimento e os negócios das cooperativas mineiras, no âmbito de gestão e qualificação técnica. A união dos esforços entre o poder público e a instituição representativa irá propor soluções que estimulem a competitividade e garantam a perenidade de mercado.

A Diretoria de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Sede realiza inúmeras ações para o fortalecimento do setor. O acordo celebrado com o Sistema Ocemg vem ao encontro das políticas públicas de desenvolvimento econômico do estado. Para o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, estamos dando mais um importante passo para o crescimento de Minas Gerais. “O estímulo aos novos negócios não é só para grandes empresas. O Governo de Minas também auxilia os pequenos empresários. A celebração do acordo é um ganho para o cooperativismo mineiro. Vamos ajudar os setores a se organizarem. A partir de agora, serão realizadas inúmeras ações por todo o estado, difundindo soluções em ganho de escala e produtividade. É mais uma vitória do desenvolvimento econômico”, afirmou Passalio.

Implementação e competências

Para a execução do projeto, a Sede e o Sistema Ocemg irão elaborar um plano de trabalho para orientar as ações a serem executadas. O Governo deverá apoiar, facilitar e simplificar o ambiente de negócios das cooperativas mineiras. Além disso, o poder público irá atuar com a ampliação de oportunidades de acesso a mercados privados, acompanhando e supervisionando os trabalhos. A mobilização para a participação dos associados de cooperativas no projeto ficará a cargo da Ocemg. “Somos parceiros de longa data do Governo de Minas. Estamos atuando em diversas frentes para desenvolver a economia. Somos um Sistema consolidado e de credibilidade que abrange um universo aproximado de 800 cooperativas dos mais diversos ramos e mais de um milhão de cooperados. As comunidades irão crescer ainda mais com esse acordo firmado”, destacou o presidente da Ocemg, Ronaldo  Scucato.