Minas lança segundo mapeamento de demanda por mão de obra qualificada
A iniciativa tem como objetivo fazer um chamamento para que empresas interessadas em oferecer vagas possam identificar ocupações que requerem formações de nível técnico, respondendo a um formulário
Publicado: 05/11/2021 18:07 | Atualizado: 03/10/2022 18:07
Foto: AdobeStock Foto: AdobeStock

O Governo de Minas avança na educação e na retomada do crescimento econômico no estado por intermédio do lançamento do segundo Mapeamento da Demanda de Ocupações e Formações Profissionais do Setor Produtivo Mineiro, que aconteceu online na quinta-feira (4/11) e integra o Projeto Estratégico Trilhas de Futuro. A partir de agora e até o próximo dia 25/11, empresas podem contribuir com o mapeamento, preenchendo o formulário https://bit.ly/MapeamentoOcupações

A iniciativa tem como objetivo fazer um chamamento para que empresas interessadas em contratar futuros profissionais possam participar do procedimento, respondendo a um formulário que vai informar demandas de ocupação, número de vagas, formação técnica necessária e local da vaga.

Oportunidades para jovens mineiros

Por meio do mapeamento das demandas do setor produtivo, as secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Desenvolvimento Social (Sedese) vão traçar um plano de disponibilidade de cursos e vagas para ampliar as oportunidades para jovens mineiros (estudantes do 3º e 2º ano do Ensino Médio, da Educação de Jovens Adultos – EJA – e egressos do Ensino Médio) nos diversos municípios e regiões de Minas Gerais, bem como possibilitar empregabilidade dos alunos participantes.

O fornecimento de informações sobre o mercado de trabalho vai pautar a escolha dos cursos profissionalizante pela Secretaria de Estado de Educação, uma vez que as vagas ofertadas estarão alinhadas com o mapeamento. Isso simboliza um avanço muito significativo do Governo de Minas. Um novo edital, que será lançado em dezembro deste ano, vai disponibilizar mais de 30 mil novas vagas. Em 2021, 70 mil alunos se matricularam e iniciaram seus cursos no Trilhas de Futuro.

Sobre o Trilhas de Futuro

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo ofertar, gratuitamente, aos jovens cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

No primeiro edital do Trilhas de Futuro, lançado em setembro de 2021, foram ofertadas 75 mil vagas, em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos técnicos, como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros. O primeiro edital foi um sucesso de tanto pelas instituições ofertantes de vagas quanto pelos estudantes.

Um desafio do projeto é conseguir disponibilizar os cursos e vagas aderentes à necessidade do mercado visto que estes são disponibilizados parte pela rede pública estadual e parte contratada por meio da rede privada. Estas devem os cursos habilitados pelo MEC e devem se credenciados em edital próprio da SEE para cada município que deseje e tenha capacidade de operacionalizar o curso. O edital de credenciamento das instituições ofertantes continua aberto para credenciamento de novos cursos e vagas e pode ser acessado no site da Secretaria de Educação.

Conheça mais sobre a iniciativa do Trilhas do Futuro e seus resultados pelo vídeo:  https://bit.ly/videomapeamentodeocupacoes

Resultados já perceptíveis ao setor produtivo

No primeiro Mapeamento da Demanda de Ocupações e Formações Profissionais do Setor Produtivo Mineiro foram levantadas aproximadamente 7,5 mil vagas, a partir da contribuição de 109 organizações, dentre elas grandes empresas de renome atraídas pelo Indi – Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais. Destas, praticamente 35 % das organizações tiveram vagas disponibilizadas alinhadas às suas demandas, pois foi possível priorizar as vagas demandadas e ter instituição contratada pela Secretaria de Educação ofertando vaga dos cursos demandados nos respectivos municípios solicitados. 

O retorno demonstra o compromisso do Governo de tentar viabilizar cursos técnicos profissionalizantes alinhados ao mercado e na localidade demandada. É um esforço empregado pela See, Sede e Sedese para conseguir promover a empregabilidade dos alunos formados. 

No evento de lançamento do segundo mapeamento, realizado na última quinta-feira (4/11), Bernardo Vasconcelos, do município de Itajubá e representante da empresa B2ML, do setor de tecnologia, ressalta que “Tudo parece um sonho, a grande dor da nossa área é exatamente essa, a falta de mão de obra qualificada. Temos mais de 100 devs (técnicos em desenvolvimento) e estamos hoje com mais de 20 vagas abertas e não conseguimos preencher. Quando a gente fez o mapeamento, não acreditávamos que as vagas seriam disponibilizadas, mas tomamos um susto quando vimos que veio até mais vagas do que solicitamos”, destacou. O proprietário ressalta que estão muito felizes com a iniciativa de Minas Gerais e pretendem participar dos cursos, ajudar nas aulas e em aulas práticas conjuntas.

Um novo edital, que será lançado em dezembro,  deverá disponibilizar mais de 30 mil vagas. A participação das empresas no segundo mapeamento é importante para uma leitura das oportunidades e características das vagas e qualificações necessárias nos diversos municípios e regiões de Minas Gerais.

Confira os cursos,  vagas disponibilizadas, suas localidades e instituições ofertantes disponibilizados na plataforma: https://bit.ly/trilhasdefuturo