O governo de Minas, por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), formenta a promoção de exportações da agroindústria no estado, investindo nas potencialidades das empresas mineiras de carne suína. A realização do “Seminário de Promoção de Exportações do Setor de Suínos de Minas Gerais”, evento online que aconteceu nos dias, 27 de outubro, 3, 12 e 17 de novembro deste ano, comprova a execução dessas políticas públicas que insere Minas como o 5º estado exportador de carne suína no Brasil.
Potencial de Minas
“Minas Gerais é um dos principais produtores de carne suína, ao mesmo tempo, ainda mantém tímidas as exportações do produto quando comparadas com outros estados da região Sul do Brasil. Sendo assim, a Diretoria de Promoção de Exportações (Dipex), no âmbito da parceria com a Seapa, entende a importância de trabalhar com esse setor para incrementar as exportações e diversificar o destinos de exportações para o conjunto de carne suína, incluindo produtos embutidos, e acima de tudo, agregar valor à pauta exportadora agroindustrial do Estado”, esclarece o diretor de Promoção de Exportações, Marcello Faria.
Capacitação virtual
Durante o encontro virtual, que contou contou com painéis de análises de potencialidades vislumbrando o mercado de exportação para a África do Sul, Argentina e Singapura, bem como a possibilidade de intensificação comercial para a exportação de produtos suínos, houve ainda capacitação virtual voltada às empresas mineiras deste setor, políticas de exportação aos mercados consumidores de carnes suínas destacados, além de repasse de informações importantes e estratégicas para o início do processo de exportação.
O seminário virtual contou com cerca de 60 empresas participantes, que tiveram acompanhamento qualificado da Superintendência de Atração de Investimentos e Estímulo às Exportações da Sede, por meio da Dipex, em parceria com a Seapa, para alcançar ou expandir suas exportações para a Argentina, África do Sul e Singapura. Os painéis temáticos funcionaram como capacitação virtual, uma vez que especialistas de inteligência de mercado apresentaram os aspectos do mercado de carnes suínas em cada país, benefícios e vantagens competitivas, alcance mercadológico e procedimentos técnicos para exportação.
Apoios importantes
Importante destacar que os painéis com análises de potencialidades de mercado contaram ainda com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de parceiros, como BDMG, Banco do Brasil, Embaixada do Brasil em Buenos Aires e Adidância Agrícola do Brasil na Argentina, Embaixada do Brasil em Pretória e Adidância agrícola do Brasil na África do Sul, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Câmara de Comércio Brasil - África do Sul, Embaixada do Brasil em Singapura e a Adidância Agrícola do Brasil em Singapura, Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg); com a Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo Santo e Distrito Federal (Afrig), Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados de Minas Gerais (Sinduscarne).
Panorama em ascenção
As exportações mineiras de carne suína somaram US $33,9 milhões em 2020. Em dezembro do mesmo ano, 2o número de certificados sanitários emitidos para produtos de origem animal aumentou 27% em comparação a dezembro de 2019. Em 2020, também foram emitidos 429.306 certificados sanitários, um aumento de 18% em relação ao ano de 2019. Em relação às exportações de carnes suínas para Argentina, África do Sul e Singapura, em 2020, passaram de US $10,9 milhões e o panorama demonstra tendência de crescimento.