O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), da Câmara de Comércio Paraguai Brasil, e em parceria com a Embaixada do Brasil em Assunção, realizou, nos dias 21 e 22 de junho, a 3ª edição da “Missão Comercial para o Paraguai”.
Em seu terceiro ano consecutivo, a missão comercial permitiu que fossem realizadas cerca de 58 reuniões de negócios. Em negociações imediatas, foi gerado R$ 230 mil e a expectativa de negócios para os próximos 12 meses com as rodadas de negócios resultou em R$ 4,9 milhões.
A missão contou com a participação de sete empresas do setor de alimentos e bebidas para a promoção de produtos mineiros como cafés especiais, lácteos, azeite de abacate e doces: Mulheres Cafeicultoras de Muzambinho (MCM), Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Monte Belo e Região, Laticínios Porto Alegre, Agroindustrial JB, Paraíso Verde, Agroindústria e Comércio Serra Negra e Doces Zélia.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, as visitas ao país paraguaio fortalecem a parceria comercial com Minas Gerais e geram oportunidades para que produtores mineiros tenham seus produtos de excelente qualidade reconhecidos no mercado internacional.
“O papel desempenhado pela Sede-MG, por intermédio da Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, nesta missão comercial é visionário. O fluxo comercial de exportações e importações da relação entre Minas Gerais e o Paraguai em 2023 totalizou em mais de R$ 2 bilhões. Isso mostra a relevância de Minas Gerais ter o país como um parceiro estratégico para o escoamento dos produtos mineiros que são de qualidade como nosso café, nosso queijo dentre tantos produtos produzidos em Minas”, explica Passalio.
Visitas técnicas e rodadas de negócios
Para promover o empoderamento econômico, político e social das mulheres rurais e incentivar o intercâmbio de boas práticas de marketing entre os países, o Ministério da Mulher da República do Paraguai organizou, no primeiro dia da Missão ao Paraguai, um debate entre a comitiva feminina e as mulheres produtoras e empresárias do país vizinho.
O encontro contou com a presença da ministra Cynthia Figueiredo; da vice-ministra da Igualdade e Não Discriminação, Sonia Brucke; do embaixador do Brasil em Assunção, José Antonio Marcondes de Carvalho; do subsecretário de Política e Economia Agrícola da Seapa, Caio Coimbra, e da presidente da Associação Paraguaia de Empresárias, Executivas e Profissionais (APEP), Lourdes Gómez.
Durante o mesmo dia, integrantes da comitiva participaram de visitas técnicas no Supermercado Gourmet Delimarket, localizado no Shopping Del Sol, estabelecimento potencial para comercialização de produtos mineiros, e à Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Cooperativismo da Câmara dos Deputados.
A comitiva também apresentou produtores de cafés especiais à cafeteria Totem Tostadores e os empresários fabricantes de outros produtos puderam visitar a Compañia Distribuidora Internacional S.A. - CODISA, que distribui as principais marcas internacionais no setor de alimentos e bebidas, consumidas por grande parte da população paraguaia. O dia de visitas finalizou com uma recepção de boas-vindas, oferecida pelo embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho, à comitiva mineira na residência da embaixada brasileira.
O segundo dia de missão comercial voltou-se para a realização de rodadas de negócios entre as empresas mineiras integrantes da comitiva e importadores paraguaios, dentre os quais destacam-se redes de supermercados, distribuidores, restaurantes e importadores de bebidas. As rodadas, realizadas na Embaixada do Brasil em Assunção, contaram com a presença de 13 empresas paraguaias.
“A viagem foi proveitosa em muitos aspectos. Primeiro, comercialmente pois as empresas paraguaias não conheciam o azeite de abacate. A recepção pela Embaixada Brasileira e pela população paraguaia foi sensacional. E a interação entre os agentes brasileiros foi enriquecedora, com novos amigos. Nota 10!”, comentou o sócio proprietário da Flor do Abacate, Carlos Alberto Gonçalves.
Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior
A Sede-MG, por meio da sua Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior (Dipex), organizou um workshop de preparação para que as empresas mineiras pudessem negociar seus produtos. Um panorama das relações comerciais entre Minas Gerais e o Paraguai também foi apresentado, com foco nas exigências regulatórias do país, bem como no ambiente de mercado e oportunidades do setor de alimentos e bebidas. Além disso, estratégias de negociação e vendas, em especial, a importância de um qualificado follow-up para concretizar a exportação, também foram debatidas.
O subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral, entende que o mercado paraguaio possui fatores que favorecem a competitividade mineira e traz reconhecimento.
“As condições tarifárias e não tarifárias, a conjuntura logística, a proximidade de fatores de consumo e o apelo cultural, além da demanda sustentada, são extremamente favoráveis. Isso faz este mercado ser promissor para a inserção de produtos mineiros. Por isso, a sinalização por parte do Governo de Minas com esta missão contribui exponencialmente para fortalecer não só a relação entre Minas e o Paraguai, mas também para trazer reconhecimento aos nossos nobres produtores”, destaca o subsecretário.
A política de comércio exterior e promoção de exportações do Governo de Minas tem três focos prioritários: o primeiro deles é a diversificação de mercados compradores e fornecedores dos produtos e das cadeias produtivas mineiras; a agregação de valor à pauta exportadora, com a inclusão e fortalecimento das exportações de setores com produtos de valor agregado, seja da perspectiva tecnológica ou de valorização de fato; e a melhoria do ambiente de mercado interno para o comércio exterior mineiro e o fortalecimento de seu sistema como um todo.
A Dipex estabeleceu e consolidou relações para a promoção internacional de produtos mineiros em diversas embaixadas e consulados brasileiros no exterior, cujos alguns mercados são: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Paraguai, Colômbia, Espanha, França, Portugal, Polônia, Peru, Chile, Israel, Emirados Árabes Unidos, Egito, Marrocos, Estados Unidos, Qatar, Singapura, China, México, Itália, Jordânia, Kuwait, Azerbaijão e Singapura. Também temos uma articulação próxima com a APEX Brasil por meio de seus escritórios comerciais, e temos trabalhado fortemente na qualificação dos setores produtivos mineiros. A Dipex, em toda a sua expertise e contatos, está à disposição para intensificar o seu apoio na promoção internacional de produtos típicos do estado de Minas Gerais.
Relação comercial com o Paraguai: Minas Gerais no cenário nacional
A nível nacional, Minas Gerais foi o 5º estado brasileiro exportador para o Paraguai, participando de 5,6% das exportações brasileiras para o parceiro comercial, sendo que nos últimos cinco anos, observa-se uma tendência de crescimento das exportações mineiras para o Paraguai. No comparativo entre 2022 e 2023 houve um crescimento de 2,3% nessas exportações.
Em relação ao setor de alimentos e bebidas, o Paraguai é o 9º destino das exportações brasileiras desse setor para o continente americano, participando de 1,2% das vendas brasileiras deste setor nas Américas. No ranking das exportações mineiras, o Paraguai foi o 4º principal destino das exportações mineiras na América do Sul, participando de 8,2% das exportações de Minas Gerais nesses setores para o subcontinente em 2023.
Nesse sentido, as exportações mineiras de alimentos e bebidas para o Paraguai possuem capacidade de incremento gradativo. O apoio institucional e técnico da Embaixada do Brasil em Assunção e do Governo do Estado de Minas Gerais são fundamentais nesta consolidação de mercado.