Cumprindo o papel de fomentar o artesanato no estado como forma de geração de renda, o Governo de Minas, está presente, desde a última sexta-feira (24), na 30ª edição da Feira Nacional de Artesanato (Fiart). Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), e em parceria com o Sebrae Minas, foi garantida a participação de artesãos de 15 municípios mineiros no evento.
Foram selecionados artesãos e entidades de artesanato mineiros, a partir de edital de chamamento público da Sede-MG, divulgado em novembro de 2024. O espaço preparado para os artesãos mineiros conta com duas áreas: uma adquirida pelo Governo de Minas e outra cedida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
Os artesãos mineiros que participam da Fiart são dos municípios de Minas Novas, Caraí, Maria da Fé, Belo Horizonte, Diamantina, Viçosa, Chapada do Norte, Nova Lima, Divinópolis, Ouro Preto, Governador Valadares, Araguari, Florestal, Brumadinho e Lagoa Santa.
O evento, que acontece até o próximo domingo (02/02), no Centro de Convenções de Natal/RN, tem o tema “30 anos transformando a história da Arte e Cultura do Rio Grande do Norte”.
Sobre o evento
A capital do Rio Grande do Norte recebe este ano a 30ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), evento que é sinônimo de história, cultura, tradição, arte, cores, sabores e negócios, e promove o artesanato, o empreendedorismo e a cultura em Natal.
A expectativa de público para este ano é de mais de 50 mil pessoas. Além disso, esta edição conta com 240 artesãos de todo o Brasil, 280 estandes, e da inovação dos salões de exposição de fios e tecidos, fibras, cerâmica, madeira e ancestralidades. Com três décadas de existência, a Fiart é uma excelente oportunidade para os turistas que visitam Natal em janeiro e, uma grande vitrine para os artesãos do país.