Com apoio do Governo de Minas, artesãos mineiros participam da 30ª edição da Fiart
Mais de 200 artesãos puderam comercializar seus trabalhos em um dos principais eventos do setor, realizado em Natal-RN
Publicado: 12/02/2025 16:59 | Atualizado: 12/02/2025 17:13
Sede / Divulgação Sede / Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), e em parceria com o Sebrae Minas, apoiou a participação de artesãos de 15 municípios mineiros na 30ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), em Natal/RN. 

A feira marcou a primeira participação do Governo de Minas em eventos de artesanato em 2025 e trouxe resultado positivo para os artesãos mineiros que alcançaram quase R$ 220 mil em produtos comercializados. Ao todo, 204 artesãos foram beneficiados durante o evento que aconteceu entre os dias 24 de janeiro e 02 de fevereiro.

O espaço preparado para os artesãos mineiros foi dividido em duas áreas: uma adquirida pelo Governo de Minas e outra cedida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).

O subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo da Sede-MG, Rodrigo Melo, destaca a importância da participação de artesãos mineiros em eventos como a Fiart.

“O artesanato é uma atividade econômica tão importante como qualquer outra e esses profissionais devem ser valorizados. Além da geração de renda que é fundamental, a presença de artesãos mineiros em eventos como esse leva toda nossa história e tradição para o Brasil e para o mundo”, comenta o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.

Reconhecimento que gera oportunidades e renda

Para a participação na Fiart, foram selecionados artesãos e entidades de artesanato mineiros, a partir de edital de chamamento público da Sede-MG, divulgado em novembro de 2024. 

Foram selecionados artesãos dos municípios de Minas Novas, Caraí, Maria da Fé, Belo Horizonte, Diamantina, Viçosa, Chapada do Norte, Nova Lima, Divinópolis, Ouro Preto, Governador Valadares, Araguari, Florestal, Brumadinho e Lagoa Santa.

O evento

Com o tema “30 anos transformando a história da arte e cultura do Rio Grande do Norte”, a 30ª edição da Feira Internacional de Artesanato contou com 240 artesãos de todo o Brasil e 280 estandes com produtos produzidos com fios, tecidos, fibras, cerâmica, madeira e ancestralidades. A feira contou com a participação de mais de 50 mil pessoas.