O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), promoveu, nesta quarta-feira (30/07), a segunda rodada de disponibilização de soluções tecnológicas para municípios aderidos ao programa Cidades do Futuro.
A reunião virtual reuniu mais de 75 pessoas, entre gestores municipais, lideranças da Sede-MG e representantes das empresas Zaaz, Instituto LICI, Fizbank, DECODE GI e Denvx, parceiras do programa e participantes do HubMG Gov.
Como uma espécie de rodada de negócios, as empresas apresentaram suas iniciativas aos municípios e demonstraram como essas soluções podem aperfeiçoar a gestão municipal e agregar valor à realidade e às potencialidades de cada município. As rodadas de disponibilização de soluções são parte da implementação do Cidades do Futuro nos municípios participantes.
“Por meio do Cidades do Futuro, o Governo de Minas promove o incentivo à inovação nos municípios mineiros. O resultado são gestões municipais mais céleres, eficientes e com foco no cidadão, que ganha mais qualidade de vida e prestação de serviço de qualidade”, destaca o superintendente de Inovação Tecnológica, Hícaro Lima.
O HubMG Gov, também coordenado pela Sede-MG, visa impulsionar a inovação no setor público por meio do teste de soluções tecnológicas. Os serviços e soluções desenvolvidos por startups, empresas e negócios inovadores são doados ao Governo por meio de um Edital de Chamamento Público para que sejam disponibilizados aos órgãos solicitantes e/ou façam parte das soluções do Cidades do Futuro.
A previsão é que novas rodadas aconteçam para divulgar as demais soluções tecnológicas disponíveis, desenvolvidas por outras empresas parceiras. A primeira rodada de negócios aconteceu em abril deste ano.
Cidades do Futuro
Coordenado pela Sede-MG, com apoio de instituições parceiras, o Cidades do Futuro foca em benefícios e melhorias para a vida dos mineiros, com medidas que estimulam a eficiência administrativa, a atração de investimentos e a inovação contínua.
O programa integra ações de planejamento municipal, transformação digital, modernização da gestão — por meio de testes gratuitos de soluções tecnológicas — e promoção do desenvolvimento sustentável nos municípios.
Unindo parcerias importantes para o desenvolvimento e gestão dos municípios participantes, o programa viabiliza que, por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Sede-MG, diversas instituições contribuam, dentro de suas especialidades, para que os pilares do Cidades do Futuro sejam implementados.
Com apoio de instituições parceiras, o programa promove a digitalização dos processos das prefeituras, simplificando a contratação de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas. Além disso, o Governo de Minas oferta capacitação gratuita para que os servidores municipais estejam aptos para implementar as melhorias.
Impacto
O Cidades do Futuro já conta com 100 municípios aderidos e em atividade, além de mais de 50 soluções de cidades inteligentes disponíveis gratuitamente para contribuir para o desenvolvimento das governanças, conectividade, serviços públicos digitais, entre outras. Ao todo, mais de 6 milhões de cidadãos mineiros já são beneficiados com a iniciativa.