Sistema de Inovação do Sul de Minas: seis municípios da região promovem integração de ecossistemas
Assinatura do acordo de cooperação ocorreu na quinta-feira (4/9), em Pouso Alegre; Governo de Minas apoia a integração dos ecossistemas desde as articulações iniciais
Publicado: 05/09/2025 17:40
Crédito: Prefeitura de Poços de Caldas - Divulgação Crédito: Prefeitura de Poços de Caldas - Divulgação

Municípios da região Sul do estado se uniram em prol da inovação e assinaram o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema de Inovação do Sul de Minas, na quinta-feira (4/9), em Pouso Alegre. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com o Sebrae, apoia a iniciativa desde as articulações iniciais.

Este é o primeiro passo para criação do Sistema de Inovação do Sul de Minas, que visa integrar os ecossistemas de inovação locais de seis municípios estratégicos do Sul do estado — Lavras, Varginha, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas — formando um único ecossistema regional para promover crescimento, cooperação mútua e desenvolvimento conjunto na região até 2040.

O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, afirma que o acordo irá aprimorar os projetos desenvolvidos na região, atraindo novas oportunidades para o Sul de Minas e para o estado.

“O Sul de Minas tem um enorme potencial para a inovação e a tecnologia. A região abriga dois parques tecnológicos, universidades e ICTs renomadas, além de possuir toda uma estrutura preparada para o desenvolvimento de projetos de CT&I. Essa união vai fortalecer ainda mais o polo tecnológico, trazendo melhorias nos processos e novas oportunidades para o estado”, ressalta Bruno. 

Novas perspectivas para o Sul de Minas

Esses ecossistemas de inovação englobam Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), universidades, parques tecnológicos, incubadoras, startups e empresas de base tecnológica, entre outros atores com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). 

A partir do acordo, os municípios terão um fluxo de trabalho mais próximo para construir e desenvolver projetos em parceria, atrair novos investimentos e, assim, fortalecer as instituições do Sul de Minas, permitindo que as novas soluções sejam ainda mais robustas e eficientes. O próximo passo é formalizar a criação do Sistema de Inovação do Sul de Minas, ato previsto para acontecer em novembro.