Ações estratégicas fortalecem negócios e ampliam protagonismo de empreendedores mineiros
Publicado: 05/10/2025 10:29
| Atualizado: 05/10/2025 10:30
Victor Fagundes / Sede
Um dos reflexos dessa política está na expansão do número de empresas abertas. Entre janeiro e agosto de 2025, foram formalizados 79.282 novos empreendimentos, um crescimento de 20,26% em relação ao mesmo período de 2024. A média é de 274 novas empresas abertas por dia em Minas Gerais, indicando a confiança dos empreendedores e o dinamismo da economia mineira.
“Hoje celebramos não apenas as conquistas dos empreendedores mineiros que, com coragem e dedicação, contribuem diariamente para o crescimento do estado, mas também o futuro que estamos construindo juntos: um ambiente cada vez mais livre, simples e próspero para empreender”, afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Vem de Minas: oportunidades para pequenos negócios
As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm papel fundamental no desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Em 2024, elas foram responsáveis por mais de 110,7 mil empregos formais, representando 79,4% das vagas criadas no estado.
Além disso, por meio do Vem de Minas, a Sede-MG tem investido em ações estratégicas para ampliar ainda mais esse protagonismo, garantindo oportunidades para pequenos produtores inserirem seus produtos no mercado.
Somente em 2025, as ações do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que integram o programa, já geraram juntas a expectativa de quase R$ 21,6 milhões em negócios. No período, cerca de 300 expositores foram participaram de mais de mil agendas de relacionamento com compradores.
Consolidando a diversificação da economia mineira, desde 2019, o estado passou de 49 para 73 Arranjos Produtivos Locais (APLs) reconhecidos. Outros três arranjos estão em processo de reconhecimento, fortalecendo o associativismo e aumentando a competitividade nos polos regionais.
“Os empreendedores mineiros são a força que move a nossa economia. É graças ao trabalho, à criatividade e à coragem de cada um deles que Minas Gerais se consolida como um dos estados mais dinâmicos e atrativos para investir e gerar empregos”, destaca o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.
Talento que conquista mercados e gera oportunidades
O fortalecimento do empreendedorismo mineiro também se reflete no setor do artesanato. De janeiro a setembro deste ano, artesãos apoiados pelas ações desenvolvidas pela Diretoria de Artesanato Mineiro da Sede-MG e parceiros ultrapassaram R$ 3 milhões em produtos comercializados, durante 17 feiras e eventos realizados dentro e fora do estado.