Governo de Minas garante participação de empreendedores mineiros durante a 40ª edição da SuperMinas, em Belo Horizonte
Evento, considerado o maior do setor empresarial de Minas Gerais, reuniu empreendedores regionais e supermercadistas de todo o país
Publicado: 24/10/2025 17:49
Amanda Fonseca / Sede-MG Amanda Fonseca / Sede-MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), em parceria com o Sebrae Minas e com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), garantiu a participação de empreendedores mineiros na 40ª edição da SuperMinas, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte. 

Ao todo, 60 empreendedores — incluindo pequenos negócios, microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, agroindústrias, agricultores familiares, associações e cooperativas — foram selecionados, por meio de Edital de Chamamento Público promovido pela Sede-MG, para expor seus produtos gratuitamente no pavilhão “Vem de Minas”.

O espaço, lançado na edição de 2024 da SuperMinas, é uma iniciativa da Sede-MG que valoriza a qualidade e a tradição da produção mineira, destacando micro e pequenas empresas (MPEs) e produtores regionais. Encontros de negócios também são realizados nesse espaço.

A ação integra o  Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON) e tem como objetivo promover oportunidades para pequenos fornecedores mineiros, que buscam ampliar seus negócios no setor supermercadista e impulsionar o desenvolvimento econômico de suas regiões.

“Esta iniciativa do Governo de Minas possibilita a melhoria do ambiente de negócios, facilita a abertura de mercados e proporciona aos micros e pequenos empreendedores a oportunidade de geração de renda”, destaca o secretário Adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Frederico Amaral, que esteve presente durante o primeiro dia da SuperMinas e participou da solenidade de abertura.

Oportunidades para pequenos negócios 

Com o objetivo de promover conexões diretas entre compradores e fornecedores, no dia 20 de outubro, os pequenos produtores selecionados participaram de uma capacitação, realizada na sede da CDL/BH. A ação teve como propósito criar um ambiente ideal para ampliar o networking e auxiliar os empreendedores durante os encontros de negócios, realizados nos dias 22 e 23 de outubro, durante a SuperMinas.

A empreendedora de Itaguara, Ana Paula Morais, proprietária da Casa D’vina — empresa voltada para a fabricação de salgados e pão de queijo congelados —, esteve presente na capacitação. Na oportunidade, Ana destacou a importância de participar desses encontros e como o projeto do Governo de Minas representa um incentivo aos pequenos produtores. 

“A SuperMinas é uma vitrine onde há várias oportunidades para fecharmos negócios. Tenho três anos como empreendedora e estou me inserindo agora nesse mercado. Tenho muito o que aprender, já que empreender não é uma tarefa fácil — por isso estou aqui hoje”, comenta Ana Paula.

O representante comercial da rede de supermercados Verdemar, Sávio Amaral, também participou da ação preparatória, ressaltando a relevância do evento para a valorização dos fornecedores mineiros.

“Além de estarmos mais próximos dos fornecedores com quem lidamos no dia a dia, este momento também é importante para conhecermos as novidades do mercado e incentivar o consumo de produtos mineiros”, afirma o representante.

Circuito Mineiro de Oportunidades (CMON)

Desde 2019, foram realizadas 50 edições do CMON, reunindo mais de 770 fornecedores de mais de 250 municípios mineiros, que se beneficiaram da oportunidade de conectar-se com redes varejistas. A iniciativa resultou em quase R$ 90 milhões em expectativas de negócios durante o período.

SuperMinas

Considerado o segundo maior evento supermercadista do país e o maior do setor empresarial de Minas Gerais, a SuperMinas oferece um ambiente de desenvolvimento para expositores regionais e de todo o Brasil, promovendo exposição de marcas, lançamentos de produtos, realização de negócios e fortalecimento de relacionamentos comerciais.