Minas Gerais avança na regularização fundiária com entrega de 100 escrituras para famílias no Triângulo Mineiro
Documento comprova legalidade de imóveis e oferece segurança aos moradores de Pratinha e Tapira
Publicado: 11/11/2025 07:25 | Atualizado: 11/11/2025 07:27
Divulgação / Cohab Minas Divulgação / Cohab Minas

Na última sexta-feira (07/11), 100 famílias no Triângulo Mineiro foram beneficiadas com títulos de regularização fundiária entregues pela Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab Minas), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG).

A entrega das escrituras marca o fim para uma espera de quase 20 anos por segurança jurídica e tranquilidade para moradores do Conjunto Habitacional Maria do Rosário, em Pratinha (50) e o Conjunto Bela Vista, em Tapira (50).

Cada documento comprova que o imóvel está regularizado, sem pendências jurídicas no cartório ou na prefeitura, permitindo que o morador se torne proprietário legal assim que quitar o financiamento da casa.

A ação faz parte do Minas Reurb, programa criado pelo Governo de Minas, coordenado pela Sede-MG e executado em parceria com a Cohab Minas, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e as prefeituras.

Desde 2019, mais de 80 mil imóveis já passaram por processos de regularização e quase de 19 mil títulos já foram emitidos em todo o estado.

“Garantimos que cada vez mais famílias no Triângulo Mineiro tenham o direito pleno sob seus imóveis, dessa forma, garantindo o acesso ao crédito e a facilidade de passar suas propriedades para seus descendentes”, afirma o subsecretário de Gestão de Imóveis da Sede-MG, Eduardo Quintanilha de Albuquerque,

O presidente da Cohab Minas, Márcio Bernardino, lembra que o trabalho é fruto de determinação e prioridade na gestão.

“Quando cheguei à Cohab, levei comigo a missão, dada pelo governador Romeu Zema e pelo vice-governador Mateus Simões, de mudar histórias que há anos aguardavam um final feliz. Hoje, ao ver famílias recebendo o título de suas casas depois de quase 20 anos de espera, temos a certeza de que nosso trabalho está transformando vidas”, destacou.

Além de garantir dignidade e estabilidade às famílias, a entrega de títulos fortalece as cidades, organiza o território, impulsiona o desenvolvimento econômico local, e confirma, no papel e na lei, aquilo que já era dessas pessoas de coração: o lar onde construíram suas histórias.