Governo de Minas realiza workshop de desenvolvimento econômico em Araçuaí
Evento apresentou programas voltados à modernização da gestão pública e às oportunidades de investimentos no Vale do Jequitinhonha
Publicado: 14/11/2025 15:36 | Atualizado: 14/11/2025 15:39
Amanda Fonseca / Sede-MG Amanda Fonseca / Sede-MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), promoveu, nesta quinta-feira (13/11), em Araçuaí, o “Workshop Local – Desenvolvimento Regional”. 

A iniciativa reuniu gestores municipais do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Médio Jequitinhonha (CIDSMEJE) e teve como foco apresentar oportunidades de captação de recursos e projetos de desenvolvimento econômico para o Vale do Jequitinhonha, região estratégica tanto para o Estado quanto para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Durante o encontro, foram destacadas as demandas mais recorrentes dos municípios, especialmente relacionadas à segurança hídrica, saúde e irrigação para a agricultura. Também foram apresentadas iniciativas da Sede-MG que fortalecem a gestão local, a inovação e o empreendedorismo, como os programas Prefeitura Amiga do MEI, Material Escolar e Cidades do Futuro.

Na ocasião, o secretário Adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral, externou a satisfação em poder dialogar diretamente com as lideranças da região.

“É uma oportunidade para unirmos esforços e apoiarmos os municípios na identificação e captação de recursos. Nosso compromisso, enquanto Governo de Minas, é garantir que o Vale do Jequitinhonha tenha cada vez mais condições de estruturar projetos, atrair investimentos e transformar seu potencial em oportunidades reais para quem vive na região”, comentou.

Também presente na ação, o secretário de Estado Adjunto de Governo, Juliano Fisicaro, destacou o papel da articulação institucional. “Nosso papel enquanto Segov, neste workshop, foi de buscar, junto às lideranças, a articulação política, sobretudo, no tratamento e na possibilidade de adesão dos municípios às iniciativas do Governo de Minas em prol do desenvolvimento regional do Médio Jequitinhonha”, afirmou.

Além dos secretários de Estado, que tiveram participação durante o painel “Cidades Intermediadoras: uma oportunidade para grandes projetos”, também estiveram presentes autoridades de doze municípios que compõem o CIDSMEJE.

Prefeitura Amiga do MEI e programa Material Escolar

Projeto recente da Sede-MG, o “Prefeitura Amiga do MEI” incentiva a administração municipal a contratar Microempreendedores Individuais (MEIs) locais para executar atividades, como reparos, pinturas e pequenas reformas, por meio de um processo menos burocrático sem a exigência de licitações.

Já o projeto “Material Escolar” prevê a substituição do kit escolar fechado, entregue pela prefeitura no início de cada ano letivo, por um voucher. Assim, pais e alunos podem escolher o material com autonomia, o que permite atender à real necessidade e preferências do aluno, além de fomentar o comércio local.

Cidades do Futuro

O Cidades do Futuro visa promover a inovação na gestão municipal com foco em benefícios e melhorias para a vida dos mineiros, com medidas que estimulam a eficiência administrativa, a atração de investimentos e a inovação contínua.

Atualmente, 121 municípios já aderiram ao programa, que integra ações de planejamento municipal, transformação digital, modernização da gestão e promoção do desenvolvimento sustentável nos municípios.

Cidades Intermediadoras

O Programa Cidades Intermediadoras é uma iniciativa do MIDR que tem como objetivo fortalecer cidades médias como polos regionais de desenvolvimento, promovendo a integração entre grandes centros urbanos e municípios menores, com ampliação do acesso a serviços, infraestrutura e oportunidades econômicas. Em Minas Gerais, a Região Imediata de Araçuaí foi definida como área prioritária (Resolução Comitê Executivo/MDIR nº 4/2024).