A empresa Azul acaba de anunciar a inclusão de mais destinos dentro de Minas Gerais, incluindo dois municípios relevantes das regiões Norte e Vale do Jequitinhonha na sua já extensa malha do estado. A primeira rota, com início das vendas de passagens na próxima semana, conectando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, à cidade de Salinas, na divisa das regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
O segundo destino, com previsão de início dos voos para 2024, conectando o município de Araçuaí à capital do Estado, também reflete o anseio de uma região com grandes investimentos anunciados recentemente, em implantação e em operação.
Os municípios fazem parte do chamado ‘Vale do Lítio’, área que possui grandes reservas desse mineral, um dos mais cobiçados hoje no mundo, entre outros atributos ligados a outros setores da economia.
“O Governo de Minas Gerais está empenhado em levar cada vez mais desenvolvimento e empregos para as regiões Norte e Vale do Jequitinhonha. Os novos voos vão facilitar o acesso de executivos de empresas já atuam no Vale do Lítio e de potenciais investidores que poderão instalar suas empresas, fábricas de componentes ou centros de pesquisa. A região passa a ficar mais conectada, abrindo as portas para visitantes de todo o mundo que queiram fazer negócios, gerar empregos e conhecer suas inestimáveis riquezas naturais e culturais”, afirma o governador Romeu Zema.
“Salinas é uma cidade com grande importância econômica e vamos conectá-la com a capital e, de lá, com mais de 50 outros destinos no Brasil e no exterior. Desta forma, continuamos a expandir a nossa operação no estado, que já é hoje a maior companhia em destinos atendidos em Minas Gerais, voando para 13 cidades e, com Salinas, chegaremos a 14”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha e Planejamento Estratégico da Azul Linhas Aéreas.
Mais oportunidades e empregos
O Vale do Lítio, programa de desenvolvimento socioeconômico do Governo de Minas Gerais, já recebeu cerca de R$ 5,5 bilhões em investimentos nacionais e estrangeiros e estima-se que gerará mais de 3.500 empregos permanentes nos próximos anos. Os novos voos da Azul entre Belo Horizonte e Salinas e Araçuaí serão uma ponte crucial para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região, facilitando o acesso direto para a capital mineira e, consequentemente, para os outros aeroportos do Brasil e do mundo.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, avaliou como são fundamentais essas novas rotas ligando a capital com o interior de Minas. “Conectar todas as regiões de Minas é fundamental para incentivarmos a
circulação econômica, atrairmos mais e mais investimentos para as diversas localidades do estado, o que gera empregos e renda, e ainda impulsionar o turismo. O Vale do Jequitinhonha está recebendo uma gama de investimentos em virtude do Lítio e, com isso, é fundamental que a região tenha cada dia mais acesso facilitado”, afirma o secretário.
O prefeito de Araçuaí, Tadeu de Oliveira, comemorou a ação do Governo de Minas que beneficia toda a região. “A falta de voos restringe a atração de investimentos para a região, mas com o empenho do Governo, e apoio da Prefeitura, estamos melhorando não só as oportunidades de negócios para empresas, mas também dando condições para as pessoas da região conseguirem se deslocar rapidamente para a capital. Esperamos, em breve, ampliar esse projeto aumentando a oferta de assentos nos voos da Azul”, disse o gestor.
Turismo e sustentabilidade
Mas as oportunidades com as novas rotas vão muito além da cadeia produtiva do lítio. Salinas é a capital nacional (consequentemente, mundial) da cachaça e onde se fabricam alguns dos rótulos mais famosos e cobiçados dessa bebida genuinamente brasileira. Araçuaí, da mesma maneira, possui grandes atributos que fazem com que seja um local muito buscado por turistas do estado e de fora. As cidades também são polos geradores de energia limpa, com grandes usinas solares em operação e em construção, além de inúmeras belezas naturais.
“Além das oportunidades de negócio nas cadeias de lítio e energia, a região oferece experiências inesquecíveis para turistas, pois reúne algumas das maiores riquezas mineiras, como a cachaça de qualidade, a natureza exuberante, a gastronomia e a hospitalidade do nosso povo, o que pode gerar mais empregos e renda dentro do setor do turismo”, considera Reginaldo Ferreira, assessor regional da Invest Minas para o Vale do Lítio.
Os voos para Salinas, com previsão de serem operadas por aeronaves Cessna Grand-Caravan, terão início no dia 06/12/2023, contando com três frequências semanais.