Fapemig tem novo presidente
Professor e pesquisador Carlos Arruda de Oliveira assume assume a liderança da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Publicado: 08/11/2023 15:55 | Atualizado: 10/11/2023 15:48
Foto: Carol Reis/ Fundação Dom Cabral Foto: Carol Reis/ Fundação Dom Cabral

A partir do dia 14 de novembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) terá um novo presidente: Carlos Alberto Arruda de Oliveira. O nome foi escolhido por meio de uma lista tríplice enviada pelo Conselho Curador da FAPEMIG ao governador Romeu Zema, e o resultado foi publicado no Diário Oficial no dia 27 de outubro. Carlos vai substituir Paulo Sérgio Lacerda Beirão, que finaliza seu mandato no próprio dia 14. 

Carlos Arruda é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1980), Mestre em Administração pela UFMG (1988) e Doutor em Administração Internacional, pela University of Bradford (Inglaterra, 1992). Atualmente, é professor na área de Inovação e Competitividade e Gerente do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). 

O professor também é membro do Conselho Técnico Científico do Instituto Venturus (Brasil), do Conselho Assessor do Kellogg Innovation Network (EUA), do conselho da Universidade de Angola (Angola) e do júri do Globe Award on Sustainable City (Suécia). É também membro do Global Council on Talent and Diversity do World Economic Forum (Suíça), 2008 – 2010 e do Conselho do UNICON (EUA) 2005 – 2011. 

Carlos Alberto Arruda de Oliveira é ainda coordenador, no Brasil, dos Estudos World Competitiveness Yearbook do IMD e do Global Competitiveness Report do World Economic Forum, pesquisador nas áreas de Gestão de Inovação, Competitividade Internacional, Longevidade Empresarial e autor e co-autor de diversas publicações no Brasil e exterior, sobre os temas: gestão cultural; internacionalização de empresas; competitividade internacional; gestão da inovação e longevidade empresarial, incluindo os livros “Internacionalização de empresas brasileiras”, “Em busca do futuro – a competitividade no Brasil” e “Brazil Competitiveness Report 2009”.  Foi Oficial Superior de Divisão de Desenvolvimento e Suporte Empresarial, International Trade Centre UNCTAD/ITC, Suíça, 1998–2001. 

Na FDC, foi Diretor Executivo Adjunto de Parcerias Empresariais, Diretor de Relações Internacionais, Diretor Executivo do Conselho Internacional e Diretor de Desenvolvimento e Finanças, Diretor do Programa MBA Empresarial e Coordenador do Núcleo de Internacionalização e Competitividade.