Com o objetivo de transformar os municípios mineiros em cidades mais prósperas, inovadoras e inteligentes, por meio da conexão entre o poder público, estadual e municipal, e empresas de tecnologia, o Governo do Estado de Minas Gerais, através das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), lançou o programa “Cidades do Futuro”. A iniciativa do Executivo foi apresentada na última terça-feira (21/11), na abertura do Delta Fórum 2023, evento promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).
O Programa Cidades do Futuro busca aumentar a eficiência das atuações locais, promover a simplificação das demandas e dar celeridade aos processos, com foco na geração de emprego e no fomento à qualidade de vida dos mineiros. Bem como na diversificação do setor produtivo, por meio da inovação tecnológica.
O Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Guilherme da Cunha, destacou, na oportunidade, que o Governo tem trabalhado em programas para ampliar o acesso da população mineira aos recursos digitais e às facilidades que as novas tecnologias proporcionam. Da Cunha ressaltou as características do Estado como um propulsor do ecossistema empreendedor e de potencial para a ampliação de uma economia de inovação. Com essas iniciativas, e por meio do fortalecimento do ecossistema inovador, Minas tem se tornado o melhor estado para se inovar.
Durante a abertura do Delta Fórum 2023, a Sede-MG e a Seplag-MG assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Sebrae Minas para a realização do programa. “Vamos atuar em conjunto para fortalecer o ecossistema de inovação, estimular a adoção de marcos de inovação e de startups junto aos municípios mineiros e promover o desenvolvimento de cidades inteligentes. Essas iniciativas vão estimular a expansão de empresas de base tecnológica e inovadoras, que podem prover soluções para melhorar o ambiente de negócios, os serviços públicos e a qualidade de vida da população”, avalia o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Pilares
Os cinco pilares do programa — 1)Tecnologia inovadora para prefeituras; 2) Pacote normativo; 3) Diagnóstico de inovação do município; 4) Infraestrutura tecnológica; e 5) Capacitação —, auxiliam na organização das demandas para que os objetivos da iniciativa sejam alcançados com celeridade e de maneira efetiva. Por meio deles, é possível tangenciar a atuação do Governo de Minas junto às prefeituras municipais para que o Cidades do Futuro seja muito mais que um programa de impulsionamento tecnológico e se torne, de fato, um facilitador para que os executivos municipais consigam diversificar o setor produtivo, desenvolver as potencialidades e se destacar dentro das competências e principais atuações de cada região frente ao mercado.
O primeiro pilar visa o apoio do Executivo estadual à inovação e digitalização das prefeituras; o segundo, o fomento de um ambiente mais favorável para a inserção de novas tecnologias no cotidiano das cidades mineiras; o terceiro, prevê a realização de um diagnóstico para mensurar a maturidade tecnológica de cada localidade e impulsionar o desenvolvimento municipal; o quarto pilar é a criação de um ambiente de colaboração entre diversas frentes com foco em tecnologias que tragam bem-estar à população e promovam o crescimento da economia local e do desenvolvimento regional. Já o quinto, e último, pilar foca a capacitação dos servidores municipais para orientar e encabeçar a implementação dessas melhorias no âmbito em que estão inseridos.
Desenvolvimento dos municípios
A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que o trabalho do Governo de Minas é continuar avançando no apoio aos municípios, com foco nos cidadãos, para que se tornem cidades do futuro. "O Governo de Minas busca aprimorar processos no atendimento ao cidadão. Mais de 80% das etapas de serviços públicos são digitalizados, com o objetivo de torná-los mais práticos, acessíveis e menos burocratizados para todos os mineiros. Isso é um exercício de cidadania. A Seplag-MG tem trabalhado junto às prefeituras para expandir o acesso e a conectividade em todos os cantos do estado”, destacou.
Durante o evento, também foram assinados outros ACTs para o desenvolvimento inovador de todo o estado. Pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), acordo para a atuação conjunta no programa Comunidade Empreendedora. E pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), o acordo é para a promoção do mercado de gás natural na região Centro-Oeste do estado.
Em seu pronunciamento, representando os prefeitos mineiros, o chefe do executivo municipal de Cataguases, José Henriques, destacou os benefícios e agradeceu a criação do programa Minas Livre Para Crescer — uma iniciativa promovida pela Sede/MG que simplifica o processo de se empreender em Minas Gerais e amplia as perspectivas de crescimento econômico e geração de emprego e renda.
Delta Fórum 2023
Em sua terceira edição, Delta Fórum 2023 é um evento promovido pelo Sebrae Minas e reúne especialistas e convidados nacionais e internacionais, dos setores público e empresarial, para compartilhar conhecimentos, boas práticas e tendências sobre o desenvolvimento econômico sustentável das cidades.