Governo de Minas realiza missão comercial no Uruguai com foco no setor calçadista
Primeira edição da missão ao país uruguaio contou com a participação de 14 empresas calçadistas do município de Nova Serrana e gerou R$1,1 milhão em negociações imediatas e expectativa de R$ 6,27 milhões em negócios para os próximos 12 meses
Publicado: 07/08/2024 19:48 | Atualizado: 07/08/2024 20:37
Sede-MG / Divulgação Sede-MG / Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), em parceria com a Embaixada do Brasil em Montevidéu, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Sindicato Intermunicipal de Calçados de Nova Serrana (SINDINOVA), realizou, entre os dias 29 a 31 de julho, a 1ª edição da “Missão Comercial para o Uruguai” com foco no setor de calçadista.

A primeira edição da missão comercial à capital uruguaia contou com a participação de 14 empresas calçadistas do município de Nova Serrana. Foram realizadas aproximadamente 120 reuniões de negócios, o que gerou R$ 1,1 milhão, em negociações imediatas, e expectativa de R$ 6,3 milhões de negócios para os próximos 12 meses.

A missão também teve o apoio do Consulado do Uruguai em Belo Horizonte, da agência de promoção de exportações e investimentos Uruguay XXI, e da Cámara de Comercio y Servicios de Uruguay e da Câmara de Importadores de Calçados e Têxteis (CICALTEX).

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, acredita que, no tocante às exportações mineiras para o Uruguai no setor calçadista, a possibilidade de evolução é garantida.

“O Uruguai foi o 6º principal destino das exportações mineiras de calçados, participando de 4% das exportações de Minas Gerais de calçados no ano de 2023. O apoio prestado pela Embaixada do Brasil em Montevidéu ao Governo de Minas é muito importante para a retomada e consolidação de mercado entre Minas e Uruguai, tornando o país mais um parceiro estratégico para o escoamento de produtos mineiros. Por meio desta missão comercial, geramos oportunidades para que empresários mineiros pudessem vislumbrar o perfil de consumo dos uruguaios em centros comerciais do setor calçadista”, destaca Passalio.

Reuniões e visitas técnicas

Com o objetivo de apresentar para os empresários mineiros o amplo panorama de ambiente de mercado no Uruguai para se fazer negócios e as facilidades logísticas do país, no primeiro dia da Missão Comercial, foi realizada uma reunião de abertura de boas-vindas à comitiva mineira pela Embaixada do Brasil em Montevidéu. 

A reunião contou com a presença do chefe do Setor de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (Secom), Conselheiro Carlos Santana; da assessora Econômica da Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai, Ana Laura Fernández; do Presidente da Câmara de Importadores de Calzados e Têxteis (CICALTEX), Hermínio Castro; da representante do Uruguay XXI, Maria José Graña; além do superintendente de Atração de Investimento e Estímulo à Exportação de Minas Gerais, Gustavo Souza; do presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (SINDINOVA), Ronaldo Lacerda; e da diretora da empresa Paulista Modas, Miriam Calabrezi.

Após a reunião, as empresas mineiras se reuniram com o presidente da Câmara de Importadores de Calzados e Têxteis (CICALTEX) e também diretor da empresa uruguaia calçadista Vezzo, Hermínio Castro e, na sequência, a delegação seguiu para algumas visitas técnicas. A programação do primeiro dia da missão foi finalizada com a recepção feita pelo Embaixador do Brasil em Montevidéu, Marcos Raposo Lopes.

Durante o segundo dia de missão, houve a realização de rodadas de negócios entre as empresas mineiras integrantes da comitiva e 20 importadores uruguaios. Já no terceiro e último dia de missão, no intuito de consolidar a percepção dos empresários mineiros sobre o modelo de negócios dos potenciais clientes, foram realizadas visitas técnicas em lojas de calçados dos compradores participantes das rodadas de negócios realizadas no dia 30 de julho. 

Além das visitas, acompanhadas pelo presidente do SINDINOVA e representante da Lynd Calçados, Ronaldo Lacerda, também no terceiro dia de missão, o superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação de Minas Gerais, Gustavo Souza, e a diretora de Promoção de Exportações e Comércio Exterior  de Minas Gerais, Laís Fagundes, acompanharam os representantes das empresas mineiras Marina Mello Calçados e Nesk ao Porto de Montevidéu. O Porto localizado no Rio da Prata integra uma importante zona primária para envio, recebimento e escoamento de produtos do Uruguai, e é o principal Porto comercial do país, estando entre as principais rotas de mobilização de cargas do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

“A missão foi extremamente importante. Tivemos a oportunidade de conhecer novos mercados, novas culturas e de divulgar nossos produtos. Organização impecável! Foi tudo ótimo! Aguardamos por novos convites!”, comentou o diretor Administrativo/Financeiro da Host Calçados, Eusébio Calixto.

O diretor do Grupo Ride, André Costa, também expressou contentamento na ação realizada no país uruguaio: “Gostei muito do espaço e disposição. O evento foi perfeito. Consegui ter mais atendimentos do que eu estava marcado”.

Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior 

Para que as empresas mineiras participantes pudessem entender o mercado calçadista no calçadista uruguaio e as oportunidades de exportações, a Sede-MG, por meio da sua Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior (Dipex), organizou um workshop de preparação para que as empresas mineiras pudessem negociar seus produtos. 

Além da cultura de negócios uruguaia, visto que é um importante fator para formalizar vendas internacionais, na ocasião também foi apresentado um panorama das relações comerciais no setor calçadista entre Minas Gerais e o Uruguai, tal qual as exigências regulatórias no Uruguai para o setor calçadista. O momento foi oportuno para conhecer a programação preparada pelos organizadores e os trâmites necessários para embarcar com materiais promocionais, via Receita Federal do Brasil, já que algumas das empresas participantes já são exportadoras.

De acordo com o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Frederico Amaral, a missão comercial realizada pela Sede-MG, no último mês de julho, realiza uma importante ação de promoção comercial de produtos mineiros no exterior, impactando o desenvolvimento do setor calçadista mineiro. 

“Possíveis parcerias estão em negociação para internacionalização das marcas mineiras de empresas do setor calçadista. Essa troca possibilita novos negócios e novas oportunidades para que essas empresas do setor calçadista consigam acessar novos mercados, expor e internacionalizar seus produtos. Mais uma vez uma ação que segue os pilares da Política de Comércio Exterior do Governo de Minas  gerando resultado, emprego e renda na veia para as empresas”, ressalta o subsecretário.

A política de comércio exterior e promoção de exportações do Governo de Minas tem três focos prioritários: o primeiro deles é a diversificação de mercados compradores e fornecedores dos produtos e das cadeias produtivas mineiras; a agregação de valor à pauta exportadora, com a inclusão e fortalecimento das exportações de setores com produtos de valor agregado, seja da perspectiva tecnológica ou de valorização de fato; e a melhoria do ambiente de mercado interno para o comércio exterior mineiro e o fortalecimento de seu sistema como um todo.

A Dipex estabeleceu e consolidou relações para a promoção internacional de produtos mineiros em diversas embaixadas e consulados brasileiros no exterior, cujos alguns mercados são: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Paraguai, Colômbia, Espanha, França, Portugal, Polônia, Peru, Chile, Israel, Emirados Árabes Unidos, Egito, Marrocos, Estados Unidos, Qatar, Singapura, China, México, Itália, Jordânia, Kuwait, Azerbaijão e Singapura. Também temos uma articulação próxima com a APEX Brasil por meio de seus escritórios comerciais, e temos trabalhado fortemente na qualificação dos setores produtivos mineiros. A Dipex, em toda a sua expertise e contatos, está à disposição para intensificar o seu apoio na promoção internacional de produtos típicos do estado de Minas Gerais.

Potencial de mercado

No âmbito das relações comerciais entre Minas Gerais e a América do Sul, o Uruguai é o 5º principal destino das exportações mineiras para o país. O fluxo comercial de Minas Gerais com a América do Sul somou US$ 6 bilhões em 2023, sendo que US$ 3,2 bilhões foram referentes às exportações e US$ 2,7 bilhões foram relativos às importações. 

A balança comercial de Minas Gerais com o país foi superavitária no último ano em US$ 563,1 milhões. Já no setor de comércio, no ano de 2023, o Uruguai participou de 5,7% do fluxo comercial, 5% das exportações e 6,6% das importações.

Em relação ao setor calçadista, o Uruguai foi o 6º principal destino das exportações mineiras de calçados, participando de 4% das exportações de Minas Gerais de calçados no ano de 2023. De 2019 a 2022, houve uma tendência de crescimento das exportações mineiras de calçados para o Uruguai.

Jornalista responsável: Napáuria Caldeira