Com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), aconteceu, durante os dias 29 e 30 de agosto, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, a 11ª edição do “Congresso Internacional de Estudos Aduaneiros 2024”. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros (Abead) e contou com a participação de mais de 400 pessoas.
O evento teve como tema “Aduana: parcerias e estratégias para um mercado internacional mais seguro, transparente e sustentável” e foi composto por nove paineis, reunindo mais de 40 especialistas nos mais relevantes temas aduaneiros e do comércio internacional. Dentre os principais temas foram abordados o gerenciamento de risco e inteligência artificial, a reforma tributária, o Operador Econômico Autorizado (OEA), a Declaração Única de Importação (Duimp), Portal Único de Comex e a importância de um Código Aduaneiro no Brasil.
“O trabalho do Governo de Minas é pautado na geração de emprego e renda para os mineiros. Para nós da Sede-MG, a promoção do comércio exterior de Minas Gerais é fundamental para alcançarmos esse objetivo. Trazemos divisas para as empresas mineiras que criam fatores de sustentabilidade para os negócios e amadurecem os nossos setores produtivos, estando expostos a uma competição internacional”, explica a secretária Adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Kathleen Garcia.
Além da presença da secretária Adjunta da Sede-MG, do secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, e do secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Luís Cláudio Fernandes, o evento também contou com representantes da Receita Federal do Brasil e de entidades públicas, além de acadêmicos, da sociedade civil organizada, do setor privado e de palestrantes de outros países.
Sobre o Congresso
Esta foi a 11ª edição do Congresso, que comemora 15 anos de fundação da Abead. A ação promovida em parceria com a Sede-MG, por meio da Subsecretaria de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas (Subinvest), teve como público-alvo todas as pessoas envolvidas na cadeia do comércio exterior.
A Abead promove encontros para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da legislação, das práticas e do conhecimento aduaneiro no Brasil. Na busca desse objetivo, a Abead foi reconhecida pela Organização Mundial das Aduanas (OMA), em janeiro de 2023, por promover ações voltadas para o compartilhamento de conhecimento.