Copasa investe quase R$ 9 milhões para assegurar a qualidade do abastecimento à população mineira
Obras para tratamento de esgoto e segurança em barragem preveem geração de empregos e beneficiarão municípios do Norte de Minas e Triângulo Mineiro
Publicado: 17/09/2024 14:42 | Atualizado: 17/09/2024 15:58
Divulgação / Copasa Divulgação / Copasa
Com o objetivo de garantir a qualidade da água distribuída para toda a população do estado, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) anuncia o investimento de R$ 8,8 milhões em obras no Norte de Minas e no Triângulo Mineiro.

A pequena Aparecida de Minas, distrito com cerca de 2 mil habitantes pertencente ao município de Frutal, é uma dessas localidades. Em breve, os moradores vão contar com o sistema de esgotamento sanitário, já que no último mês de agosto a Copasa homologou uma licitação para implantação do serviço, no valor de R$ 7,8 milhões.

Além disso, visando não somente a qualidade da água mas também manter a segurança estrutural das represas, a Copasa também executa obras de melhoria na barragem do rio Viamão. Cerca de R$ 1 milhão foi investido para incrementar a contenção do rio que atende cerca de 20 mil moradores de Mato Verde, Catuti e Pai Pedro, no Norte de Minas

Aparecida de Minas

Com o investimento de R$ 7,8 milhões, as obras no distrito que pertence a Frutal poderão gerar até 50 empregos diretos e indiretos e devem começar em novembro deste ano, com duração de 18 meses. O aporte contempla a instalação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade para tratar 4,3 litros por segundo e implantação de 1.600 metros de redes coletoras e interceptoras – responsáveis por reunir e conduzir o esgoto dos imóveis até a unidade de tratamento.

Guilherme Freitas, encarregado do sistema, falou sobre os benefícios da operação no local. “Para a sociedade, o tratamento do esgoto contribui para a melhoria da saúde da população em geral, prevenindo doenças causadas por água contaminada. Para o município, reduz gastos públicos com saúde e melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), promovendo a valorização do potencial turístico local e proporcionando maior atração de investimentos privados para a cidade. Já para a natureza, favorece a despoluição de cursos hídricos, ajudando na conservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras”, disse.

Segundo Júlio Cézar Silva, gerente regional, a ampliação do serviço vai ao encontro do propósito da empresa de cuidar da água e gerar valor para as pessoas. “O cliente é o foco do nosso negócio e com a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Aparecida de Minas estamos promovendo a universalização dos serviços e evoluindo para atendê-lo cada vez melhor, proporcionando gradativamente maior bem-estar por meio da prestação dos nossos serviços”, afirmou.

A Copasa está em Aparecida de Minas desde 2020, operando o abastecimento de água. A empresa já fazia a coleta de esgoto, mas em razão de processos para regularização fundiária a Companhia ainda não tinha autorização para adentrar o terreno onde em breve será construída a ETE.

Rio Viamão

A obra de melhoria na barragem do rio Viamão é resultante de um estudo desenvolvido por uma empresa especializada que identificou a necessidade de executar melhorias na unidade.

Com recursos da ordem de R$ 1 milhão, as intervenções incluem a elevação da parte superior da barragem, também conhecida como crista, por meio da construção de uma mureta de contenção com cerca de 170 metros de comprimento e 1,10 metros de altura, a fim de reforçar a proteção da estrutura.

As obras, que beneficiarão os municípios de Mato Verde, Catuti e Pai Pedro, no Norte de Minas, preveem ainda o tratamento e a recomposição de fissuras da torre de tomada d’água e demais áreas que apresentam armadura exposta, com aplicação de argamassa para impermeabilização. O vertedouro da represa também está passando por reparos, tais como a execução de limpeza em todas as superfícies de concreto com hidrojateamento de alta pressão e aplicação de argamassa de alto desempenho no piso. A previsão é que as obras sejam concluídas em novembro deste ano.

De acordo com o gerente da Unidade de Serviço de Expansão Norte, Raul César Durães, essas obras visam reforçar a parte estrutural da represa, a fim de melhorar a segurança da unidade. “Além disso, os serviços garantem a qualidade do abastecimento, por meio da oferta de água em quantidade suficiente para atender a população dos municípios de Mato Verde, Catuti e Pai Pedro”, concluiu.

Água tratada

Água tratada é garantia de saúde e exige altos investimentos para a sua produção, reservação, distribuição e controle de qualidade. Para assegurar quantidade, regularidade e qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Copasa exerce um rigoroso controle no processo de tratamento da água e investe em programas de preservação dos mananciais de onde a água é retirada para abastecimento público.