Governo de Minas apoia arte mineira na 23ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
Evento realizado pela UFMG vai até o próximo sábado (28/9) e conta com a participação de mais de 100 artesãos da região
Publicado: 24/09/2024 17:16
Victor Fagundes / Ascom - Sede Victor Fagundes / Ascom - Sede

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), apoia a realização da 23ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, que começou esta semana em Belo Horizonte. Mais de 100 artesãos de 27 municípios da região expõem suas peças no evento, que é uma das principais agendas do ano voltadas para valorizar o trabalho feito no Jequitinhonha.

Iniciada na última segunda-feira (23/9), essa edição da feira celebra o centenário de nascimento de Dona Izabel, ceramista e mestra de ofício do Vale reconhecida mundialmente. O evento promovido pela UFMG acontece na praça de serviços do campus Pampulha da universidade até sexta-feira, das 9h às 18h, encerrando no sábado, das 9h às 14h. A entrada é gratuita.

Geração de renda

Cerca de 50 associações do Vale do Jequitinhonha estão representadas nos artesãos que expõem seus trabalhos na feira. As peças incluem bonecas, croches, cerâmicas, esculturas em madeira, peças em fibras e até produtos típicos da culinária da região.

O espaço de valorização do artesanato destaca a qualidade técnica e o profissionalismo dos artesãos da região, que transformam a arte em empreendedorismo. Por meio dessas peças, esses trabalhadores mineiros complementam sua renda e, em muitos casos, elas constituem todo o sustento de suas famílias.

Dona Izabel

O evento homenageia os 100 anos da mestra dona Izabel Mendes da Cunha, que era natural de Córrego Novo, uma pequena comunidade rural próxima a Itinga. A Dama do Barro do Jequitinhonha criou as famosas moringas-bonecas, reconhecidas e valorizadas mundialmente.

Além desta feira, desde agosto, cerca de 300 obras da artesã estão na exposição “Dona Izabel: 100 anos da mestra do Vale do Jequitinhonha”, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, realizada pela instituição junto do Sebrae Minas e com parceria técnica e institucional do Governo de Minas.

Ainda neste ano, o Governo de Minas eternizou o reconhecimento a Dona Izabel com uma das honrarias mais importantes do estado, a Grande Medalha, grau máximo da Medalha JK, um tributo post mortem e in memoriam entregue à família da artesã.

Jornalista responsável: Matheus Dornelas