O vice-governador Professor Mateus ressaltou, nesta terça-feira (29/10), durante reunião de associadas do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados - Seccional Minas Gerais (Cesa/MG), o papel de destaque que Minas Gerais ocupa no cenário econômico nacional, fruto da política de geração de emprego e de atração de investimentos promovida pelo Governo de Minas.
Durante sua apresentação para advogados e magistrados associados ao Cesa, Professor Mateus fez um balanço dos principais resultados obtidos nos últimos no desenvolvimento econômico e social em Minas.
Dentre os avanços obtidos, ele destacou o aumento do PIB mineiro, que chegou a R$ 1 trilhão em 2022, representando 9,6% do PIB do Brasil. Além disso, enalteceu o equilíbrio nas contas do governo conquistado pela atual gestão com o pagamento das dívidas herdadas de governos anteriores.
“São conquistas que a gente vem construindo graças a um esforço de equilíbrio financeiro e isso desagua em atração de investimentos. Há um claro reconhecimento do setor privado da seriedade do governo com os compromissos que ele assume”, observou.
O vice-governador apresentou também os avanços na política de atração de investimentos privados realizados no últimos anos. Nesta gestão, o valor ultrapassa os R$ 450 bilhões.
Outro ponto destacado foi a geração de empregos desde 2019. O saldo no período é de 909 mil vagas de trabalhos formais criadas. A meta é que até o final da atual gestão chegue-se à marca de 1 milhão de empregos criados.
“Um milhão de saldo positivo de criação de empregos faz diferença para um país, imagina para um estado. É este avanço que nós estamos conseguindo fazer em Minas. Temos, hoje, o menor índice de desemprego já medido pelo IBGE para Minas Gerais, desde que o instituto monitora o desemprego no país” comemora o vice-governador.
Cesa
O Centro de Estudos das Sociedades de Advogados é uma instituição apolítica, com 41 anos de existência, que possui 16 seccionais e congrega em torno de mil sociedades de advogados associadas.
O principal objetivo do Cesa é liderar a discussão de temas relevantes em torno dos três poderes, bem como produzir conhecimento jurídico de alto impacto para estabelecer padrões que favoreçam a atuação dos escritórios de advocacia no país.