Inscrições para estande do Governo de Minas na 35ª Feira Nacional de Artesanato batem recorde
Número inédito de quase 300 inscritos destaca o impacto positivo das políticas públicas para o artesanato mineiro
Publicado: 05/11/2024 09:26 | Atualizado: 05/11/2024 09:27
Victor Fagundes / Sede Victor Fagundes / Sede

O Edital de Chamamento Público Nº 08/2024 - 35ª Feira Nacional de Artesanato, publicado no dia 9 de outubro, teve um recorde nunca antes visto de quase 300 inscrições. Este número reflete a efetividade dessa política pública da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) de fomento ao setor de artesanato e evidencia o interesse dos artesãos mineiros em participar dos eventos que potencializam a geração de renda.

Na oportunidade, o Governo de Minas, por meio da Sede-MG e com o apoio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), disponibilizará um espaço coletivo, de aproximadamente 500 m², para os artesãos mineiros que participarão da 35ª Feira Nacional de Artesanato entre os dias 4 e 8 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Para poder impulsionar a produção artesanal e gerar renda através de um dos maiores eventos do gênero na América Latina, foram oferecidas 70 vagas, sendo 30 destinadas a associações, grupos e cooperativas, e 40 para artesãos individuais. 

"O número de inscrições deste ano incentiva o Governo a trabalhar ainda mais para expandir o número de oportunidades para os artesãos mineiros, especialmente em eventos como este. Em 2023, já tivemos um recorde com 217 inscrições, e agora novamente esses trabalhadores podem transformar seus talentos em geração de renda", afirma o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.

A lista provisória de artesãos individuais e entidades classificados já está disponível para consulta pelo link. A lista definitiva será divulgada no dia 07/11, após o prazo de recursos. 

Sobre o evento

Nesta 35ª edição, com o tema 'Os Vales de Minas', em homenagem aos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e às cidades próximas ao Rio São Francisco, a Feira Nacional de Artesanato espera contar com 3.500 expositores de mais de 200 municípios mineiros, distribuídos em 700 stands, e deve atrair 130 mil visitante nos cinco dias de programação.

Além do estande do Governo de Minas, a Sede-MG também apoia outras duas áreas no evento,  junto do Sebrae Minas e Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape). 

Ao todo, a feira vai gerar mais de 2 mil ocupações incluindo prestadores de serviço de segurança, limpeza, recepcionistas, brigadas, serviço médico, montadoras, sonorização, apresentações culturais, além de serviços de divulgação e comunicação. 

A expectativa é que a movimentação leve uma venda direta dos artesãos de mais de R$ 50 milhões, além dos contatos para as vendas futuras.

O evento acontecerá de 5 a 8 de dezembro, no Expominas, sendo de quarta a sexta-feira, das 14h às 22h, e no sábado e domingo, das 10h às 22h. Mais informações para visitantes e expositores no site oficial do evento.