A empresa Nansen vai investir R$ 265 milhões em uma nova fábrica e em um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Minas Gerais, com previsão de geração de 215 empregos. O acordo é resultado de um modelo inédito de licitação dentro do projeto SupriMinas, que permite à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a execução do maior plano de investimentos da sua história, por meio de parceiros locais, com competitividade e vantagens logísticas.
A iniciativa é realizada em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência vinculada, a Invest Minas. O contrato foi assinado nessa quinta-feira (12/12), na sede da Cemig, com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, do diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, do CEO da AUX Hi-Tech, Cheng Zhihao, e do CEO Nansen Brasil, Chong Fan.
A unidade deve começar a ser construída em março de 2025 com a previsão de começar a operar em um ano. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, celebrou o acordo. “Mostramos, mais uma vez, que uma gestão eficiente das empresas públicas tem impacto direto na vida da população. Além de gerar lucro para nossa economia, estamos dando outro passo nesta gestão, que é a atração de investidores privados para atender de forma personalizada a demanda da Cemig".
"Serão mais empregos para Minas e um serviço de mais qualidade para o consumidor. Isso só funciona quando se fomenta um ambiente competitivo, seguindo o que vem dando resultado nas principais economias do mundo", afirma Fernando Passalio.
Para o presidente da Cemig, a parceria com o Governo de Minas reforça um dos compromissos da companhia com o estado. “Estamos no maior ciclo de investimentos da nossa história, com o objetivo de melhorar ainda mais o fornecimento de energia para 774 municípios. Com este contrato, vamos gerar uma economia na modernização e manutenção dos equipamentos e, junto, induzir a geração de empregos e o incremento de uma nova cadeia produtiva no estado”, afirma Reynaldo Passanezi Filho.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, também comemorou o acordo firmado. “A parceria estratégica entre o Governo de Minas e a Cemig demonstra como inovação em políticas públicas pode transformar o ambiente de negócios. Com a Nansen, garantimos uma cadeia produtiva mais eficiente e próxima. A combinação de tecnologia, logística otimizada e incentivos fiscais torna possível um modelo que gera economia, emprego e desenvolvimento”, finalizou.
Vantagens
A parceria entre Cemig e Invest Minas começou há dois anos, como estratégia para atrair fornecedores de transformadores, de baixa e média tensão, para Minas Gerais. Até agora, as compras eram feitas junto a fornecedores de outros estados, como São Paulo, Mato Grosso e Amazonas.
Além das vantagens econômicas, haverá ainda uma redução de 180 mil quilômetros rodados ao ano para a entrega dos equipamentos, evitando a emissão de 170 toneladas de CO2.
Sobre a Nansen
Fundada em 1930, a Nansen tem sede em Contagem, na Reigão Metropolitana de Belo Horizonte, e tornou-se uma das maiores fabricantes de medidores do mundo. Em 2018, passou a pertencer à Sanxing Electric Co., empresa do grupo AUX, líder mundial em medidores, que atua em 50 países.
A nova unidade em Minas vai fabricar transformadores de distribuição com foco no projeto SupriMinas, mas com suporte também a outras distribuidoras no Brasil e para exportação para a América Latina e América do Norte. Os executivos da empresa ainda estudam as opções de locais para instalação da fábrica.