Seminário do Governo de Minas apresenta as oportunidades do mercado islâmico para empreendedores mineiros
Evento realizado em Belo Horizonte e Uberlândia apresentou o cenário econômico árabe e a importância da certificação Halal para produtos mineiros
Publicado: 04/07/2025 15:42 | Atualizado: 04/07/2025 15:44
Divulgação / Sede Divulgação / Sede

Encerrou nessa quinta-feira (3/7), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o segundo dia do “Seminário Brasil — Países Árabes: Conectando Minas Gerais às Oportunidades Internacionais”, evento realizado pelo Governo de Minas, para apresentar aos empreendedores mineiros, as principais oportunidades no comércio exterior com países árabes. 

Na última terça-feira (1/7), o evento ocorreu em Belo Horizonte. Nos dois dias, os empresários que participaram do seminário, aprenderam sobre o cenário econômico dos mercados islâmicos e das potencialidades para os produtos mineiros.

A certificação Halal, documento que garante que as mercadorias seguem as leis islâmicas, foi um dos destaques do evento, sendo importante para os produtos mineiros, uma vez que, está ligada a alimentos, fármacos e cosméticos.

Em Uberlândia, a mineira Erlan Foods, empresa do setor alimentício e especializada na venda de doces, apresentou como obteve sucesso em seus negócios com o mercado árabe.

Já em Belo Horizonte, a Plena Alimentos, também do segmento alimentício, apresentou sua experiência em negócios com seus clientes do Oriente Médio.

O seminário foi promovido por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater–MG), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).

“Em 2024, o mercado árabe simbolizou US$ 3,5 bilhões em exportações, em diversos segmentos, como mineração, agropecuária e o setor alimentício. O Triângulo Mineiro e Uberlândia têm potencial gigantesco, sobretudo no segmento do agronegócio e farmacêutico, para pautar o aumento das exportações e impactar os números de Minas Gerais, destacou o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado.

Futuras missões comerciais

O Governo de Minas, por meio da Sede-MG e da Seapa, em parceria com a CCAB e a Fiemg, planeja uma missão comercial à Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, entre os dias 17 e 24/10, para analisar o mercado regional e identificar as principais tendências e parceiros estratégicos nos países.

A comitiva será composta de 15 empresas mineiras, que contemplam os setores de cosméticos, produtos médico-hospitalares, alimentos e bebidas, e que participarão de seminários, visitas técnicas e rodadas de negócios.

Os empresários interessados que desejam participar desta missão, podem manifestar seu interesse, por meio de inscrição em um formulário, onde devem preencher os principais dados dos seus empreendimentos. As  missões comerciais promovidas pelo Governo do Estado podem ser conferidas no calendário digital.