Governo de Minas lança guia de exportação voltado para marketplaces internacionais
Destinado aos empreendedores mineiros, documento apresenta as principais informações sobre o segmento
Publicado: 21/08/2025 11:52 | Atualizado: 21/08/2025 13:17
Adobe Stock Adobe Stock

O comércio eletrônico é um espaço com oportunidades para empresários mineiros realizarem negócios, sobretudo com parceiros comerciais de outros países. Para estimular este segmento, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), lançou, nesta quinta-feira (21/8), o “Guia Prático de Exportação via Marketplaces Internacionais”.

O documento traz orientações para as empresas mineiras as plataformas de comércio eletrônico, de modo a acessar o mercado exterior com mais facilidade.  

Os empreendedores interessados poderão aprender sobre informações importantes para utilizar plataformas de comércio eletrônico, como: precificação internacional; modalidades de e-commerce; sugestão de planejamento para entrar no ambiente de marketplaces internacionais, entre outros.

O guia pode ser acessado neste link.

“O guia busca democratizar o acesso ao comércio exterior, mostrando que mesmo empresas de menor porte podem alcançar clientes em diferentes países por meio dos marketplaces. Nosso papel é justamente oferecer informações práticas e reduzir barreiras para que o empresário mineiro se sinta seguro em iniciar sua jornada de internacionalização", afirma o superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação da Sede-MG, Gustavo Costa de Souza.

A promoção de exportações e comércio exterior em Minas Gerais

O guia faz parte da Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior do Governo de Minas, que trabalha por meio de três pilares: a diversificação de mercados, fornecedores; a agregação de valor à pauta exportadora; e a melhoria do ambiente de negócios para o comércio exterior mineiro.

Visando prestar apoio aos empresários no estado, a Sede-MG desenvolve materiais de inteligência de mercado, como análises, guias e relatórios que podem ser conferidos no site da secretaria.