Abertura do 69º Fórum Confap ressalta a soberania da ciência
Encontro reúne representantes de todos os estados brasileiros em Belo Horizonte
Publicado: 01/10/2025 15:08
Crédito: Ascom / SedeMG Crédito: Ascom / SedeMG

Nesta terça-feira (30/9), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) recebeu a abertura do 69º Fórum Nacional Confap. O evento reúne os dirigentes das agências estaduais de fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil para debater sobre o futuro dessas áreas e sobre o fortalecimento da colaboração entre as fundações e seus parceiros.

A solenidade de abertura foi transmitida ao vivo pelos canais do YouTube do CONFAP e da FAPEMIG.

A abertura aconteceu no Auditório Carlos Ribeiro Diniz da FAPEMIG e contou com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos. Também estiveram presentes o secretário-executivo do MCTI, Luiz Fernandes, o diretor de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Antônio Pessan, a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (DCOI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dalila Andrade de Oliveira, o presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Milla Corrêa e o presidente da FAPEMIG, Carlos Arruda.

“Temos o prazer de receber o 69º Fórum Confap na FAPEMIG. A importância de trazer esse evento para Minas Gerais é poder reunir os presidentes, dirigentes e assessores das fundações de amparo do Brasil, representantes da Capes, do CNPq e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação para podermos debater o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, disse Arruda.

Em sua fala, o presidente da FAPEMIG ressaltou as parcerias que a Fundação tem firmado para transposição de tecnologias da bancada para as indústrias, fixação de jovens talentos em Minas Gerais e desenvolvimento de pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Para Minas avançar nessa pauta da tecnologia, ou seja, na aplicação da ciência num nível mais alto, nós precisamos buscar parceiros ainda mais fortes que a própria FAPEMIG. Então a nossa ideia é que a ciência, a tecnologia e a inovação no Brasil vão avançar muito mais rápido se colaborarmos mais, se entendermos as nossas diferenças, nossas similaridades e nossas desigualdades e, juntos, buscarmos soluções para elas”, destacou.

O presidente do Confap, Márcio de Araújo Pereira, parabenizou a FAPEMIG pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras em Minas Gerais e destacou pautas da programação do fórum que serão base de debates futuros. “Gostaria de parabenizar todos os colaboradores da FAPEMIG que têm feito uma revolução com esse olhar de desenvolvimento para a inovação. [...] Vamos discutir o Marco Legal da Ciência, junto com os tribunais, controladorias e órgão de regulamento, os tipos de aplicabilidade de acordo com o regramento, mas também trazendo sugestões. Isso mostra a importância de estarmos juntos aqui, os governos estaduais, com o Governo Federal, trabalhando para o mesmo objetivo, que é o bem comum e a soberania da ciência, tecnologia e inovação”, destaca.

Milla Corrêa, secretária de Desenvolvimento Econômico, enfatizou o papel estratégico que a FAPEMIG tem para o Estado. “Minas Gerais entendeu que ciência, tecnologia e inovação são um eixo do desenvolvimento econômico. A FAPEMIG tem um papel estratégico pelo trabalho de indução de conectar o setor produtivo, a academia e a comunidade científica e o setor público”, elogiou.

Programação 

O Fórum prossegue até o dia 2 de outubro, com uma programação extensa. Estão previstos debates sobre temas relacionados ao fomento à inovação, aspectos jurídicos essenciais para as agências de fomento e o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

Parte da programação é aberta ao público, mediante inscrição prévia. Acesse a programação completa aqui.