Com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), foi realizada, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10/10) a 17ª edição do Congresso Internacional de Estudos Aduaneiros. O evento reuniu especialistas de comércio exterior, nas esferas pública e privada, para painéis e palestras na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Promovido pela Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros (Abead), o evento contou com discussões técnicas e acadêmicas visando estimular a inserção de empresas mineiras no mercado exterior, além de tratar da conjuntura internacional e de novas oportunidades.
A edição deste ano apresentou o tema central “Novos Desafios para o Comércio Internacional”, assunto debatido pelos participantes, por meio de temáticas como as reformas legislativas e tributárias, sustentabilidade e aduanas verdes, entre outros.
Segundo o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado, a oportunidade de sediar o evento no estado é ideal para o comércio exterior mineiro.
“É um privilégio podermos recepcionar o congresso, visando criar um ambiente mais amistoso para o nosso comércio internacional e as nossas empresas mineiras, mostrando que Minas Gerais, sem dúvida alguma, é o melhor lugar para investir”, afirma o subsecretário da Sede-MG.
Também participam do evento, representantes da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), da Receita Federal, de entidades que atuam no comércio exterior, além do presidente da Abead, Fernando Pieri.
Evento que potencializa o comércio exterior
O evento reuniu mais de 300 participantes e reforçou o compromisso de Minas em se consolidar como um polo de referência em debates estratégicos para o setor, fortalecendo o diálogo entre governo, setor privado, academia e especialistas internacionais.
No segundo dia de congresso, o subsecretário Daniel Medrado apresentou o painel “O comércio exterior de Minas Gerais”, onde discutiu o papel do estado nas relações comerciais internacionais e apresentou ações recentes do Governo de Minas.
Em setembro deste ano, o estado registrou o maior saldo positivo na balança comercial (US$ 2,1 bilhões) no país. Além disso, Minas foi o segundo principal exportador do Brasil, com US$ 3,8 bilhões somados nas exportações.
“O momento coincide com resultados muito expressivos da balança comercial de Minas Gerais no comércio exterior. Isso mostra o potencial do estado, e nada mais oportuno como o congresso da Abead para permitir mais crescimento para Minas e outros estados da federação”, afirma o presidente da Abead, Fernando Pieri.
Sobre a Abead
A Abead foi criada em 2009 para difundir o conhecimento sobre temas aduaneiros e comércio exterior no país, visando aproximar os entes públicos e privados que atuam com relações comerciais internacionais.