Com apoio do Governo de Minas, Exposição de Presépios celebra tradição e cultura mineira
Mostra reúne mais de 70 presépios e estandartes produzidos por artesãos de todas as regiões do estado e visa promover renda e visibilidade para o artesanato mineiro
Publicado: 04/12/2025 16:15 | Atualizado: 04/12/2025 16:21
Leonardo Guimarães Leonardo Guimarães

No próximo sábado (06/12), o Palácio das Artes será palco da “Exposição e Vitrine Especial de Presépios Mineiros”, realizada pelo Centro de Artesanato Mineiro (Ceart), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic), e patrocinada pelo Governo de Minas, por meio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS).

A exposição, com entrada gratuita, tem como objetivo divulgar, promover e fomentar a cultura mineira e suas tradições. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). A mostra ficará aberta à visitação até o dia 11 de janeiro de 2026. 

A ação também busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos artesãos, gerando renda para centenas de famílias mineiras. Os artesãos individuais e/ou entidades representativas (associações, cooperativas ou grupos produtivos) interessados poderão comercializar suas peças durante a exposição. As obras, no entanto, só poderão ser retiradas após o encerramento da mostra.

A exposição reúne mais de 70 presépios e estandartes feitos por artesãos de todas as regiões de Minas Gerais. Os presépios serão exibidos na galeria do Palácio das Artes e na vitrine frontal do Ceart, ambos localizados em Belo Horizonte. Todas as peças foram confeccionadas artesanalmente, com ampla diversidade de matérias-primas e tipologias, reforçando a importância de iniciativas que promovem a descentralização e valorizam a rica cultura popular mineira.

A curadoria das peças foi realizada pelo designer e artista gráfico Flávio Vignoli e apresenta peças de diversos tamanhos e materiais, evidenciando a versatilidade, o espírito criativo dos artesãos e, principalmente, sua sensibilidade ao tratar de temas atemporais como a fé, a família, a comunhão e o afeto. 

O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, participará da abertura da exposição neste sábado (6/12), a partir das 10h.