Mais de 140 famílias recebem títulos de regularização fundiária urbana em Barroso
A partir de convênio entre Estado e prefeitura, Governo de Minas entrega escrituras que beneficiam 429 mineiros do município do Campo das Vertentes
Publicado: 09/01/2026 12:17 | Atualizado: 09/01/2026 17:24
Divulgação / Prefeitura Municipal de Barroso Divulgação / Prefeitura Municipal de Barroso

Minas Gerais iniciou 2026 com avanços na regularização fundiária urbana. Isso porque, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), realizou, na quinta-feira (8/1), a entrega de 143 escrituras de propriedade para famílias em Barroso, na região do Campo das Vertentes. 

Ao todo, foram beneficiados 429 residentes dos núcleos urbanos: Praia (6); Arthur Napoleão (64) e Rosário (73). As atividades de regularização fundiária urbana no município são executadas por meio de convênio entre o Estado e a prefeitura, no valor de R$ 132,1 mil.

O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, participou da solenidade de entrega e destacou a importância dos documentos para os moradores de Barroso.

“Desde 2019, já entregamos mais de 20 mil títulos no estado. Esse é um dos principais trabalhos que realizamos, onde além do desenvolvimento, entregamos dignidade para essas famílias. Com isso, elas terão acesso ao crédito e a muitas oportunidades para poder viver bem”, afirma Bruno.

Minas Reurb

No estado, o processo de regularização fundiária urbana é executado por meio do programa Minas Reurb, executado pela Sede-MG, em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), para regularizar núcleos urbanos informais nos municípios mineiros.

Em 2025, Minas Gerais alcançou a marca de 20 mil títulos emitidos, desde 2019, garantindo dignidade, ampliando a segurança jurídica das famílias, e consolidando a iniciativa como uma das principais ações de regularização fundiária do país.

O programa possibilita maior interação com os municípios e a conclusão dos processos para o fornecimento do título de propriedade aos moradores dos núcleos informais.