O Circuito Mineiro de Oportunidade e Negócios (CMON) ganhou um novo formato neste período de isolamento social. Entre os dias 7 e 9 de julho aconteceu a primeira edição virtual do programa, que tem como pilar o apoio a pequenos produtores, aproximando-os de empresas âncoras e setores estratégicos da economia mineira para a realização de novos negócios.
O primeiro encontro aconteceu por meio de agendamentos on-line entre compradores e pequenos fornecedores, tais como cooperativas, agroindústrias, pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI). Ao todo, nove supermercados da região da Zona da Mata e 65 empresas fornecedoras geraram 204 rodadas de negócios.
O Programa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Associação Mineira de Supermercado (Amis), também ganhou novos apoiadores nesta edição, como a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Emater-MG, Sebrae-MG e do Sistema Ocemg.
Para a diretoria de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Sede, Eneila de Loiola, a expectativa do CMON é conectar os Pequenos Negócios a novas oportunidades de acesso à mercados, sobretudo num momento tão complexo da economia em que este setor é o mais abalado. “Para cada edição, faremos a tabulação dos resultados, em perspectiva de negócios gerados e futuros”, explica Eneila.
Para o fortalecimento dos pequenos empreendedores e do desenvolvimento econômico de Minas Gerais, os participantes recebem orientação qualificada em técnicas de vendas e potencialização de negócios, apresentação de produtos para compradores e rodadas de negócios com empresas âncoras e setores estratégicos da economia mineira.
Participante desta primeira edição, a produtora Katya Salomão afirma que o encontro virtual vai além dos presenciais. Para ela, que atua no ramo de azeites aromatizados, o tratamento individualizado, o contato exclusivo com o possível cliente que favorece a serenidade ao trato com o cliente, além de melhor poder explicar o produto e as características de produção, origem e rotulação, foram fatores primordiais para classificar o evento como fantástico. “Com um dos prováveis clientes, uma vez entendido o produto, foi possível até discutir como seria o posicionamento dentro do estabelecimento, caso a venda se concretize. Essa sintonia buscando potencializar o produto e consequente fortalecimento das vendas do cliente, é a primeira vez que observo e já é minha terceira participação”, afirma.
O próximo encontro
O sucesso do encontro virtual fez a equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico já montar a programação para as demais regiões de Minas até dezembro deste ano. De acordo com a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo da Sede, Eneila de Loiola, o próximo encontro será exclusivo para o segmento de panificação. O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios – online, parceria com o segmento da Panificação acontecerá no dia 11/8 com as padarias da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já o segundo encontro com os supermercadistas será nos dias 18 e 19 de agosto.