Idene entrega sistema completo de abastecimento a Rubelita
Projeto vai atender 20 famílias e aproximadamente 100 pessoas
Publicado: 23/07/2021 15:37 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Divulgação Idene Foto: Divulgação Idene

O Idene – por meio do escritório regional de Salinas – entregou à Comunidade Lava Roupa, em Rubelita (região Norte), o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), nessa quarta-feira (21/7). Na ocasião estavam presentes os servidores do Idene Mayane Alves e Renilson, o secretário de Obras de Rubelita, José Henrique, o vereador Marcos Almeida e o representante da Apê Poços, Antônio Pinheiro.  O SIIA de Rubelita vai atender 20 famílias e aproximadamente 100 pessoas.

O Governo do Estado, por meio do Idene, contratou 50 Sistemas Integrados de Abastecimento de Água (SIAAs) a R$230 mil cada, totalizando R$11,5 milhões investidos no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. O projeto utiliza recursos para o enfrentamento à covid-19, estimulando à população na melhoria da higienização. A estimativa é atender 5 mil pessoas que não tinham acesso à água nos municípios com escassez hídrica em quase todo o ano, seguindo a orientação do governador Romeu Zema.

O subsecretário da Sede e diretor-geral do Idene, Nilson Borges, disse que o SIAA é considerado um sistema completo, diferenciando-se dos poços artesianos tradicionais. “O novo projeto tem o poço perfurado e no seu entorno é feita uma estrutura completa e segura. A água passa pelo processo de tratamento, é levada ao reservatório e distribuída às residências por meio de tubos. Todas as famílias cadastradas ainda recebem uma caixa d’água de 500 litros”, afirmou Borges.