Uberaba implementa diretrizes do Minas Livre Para Crescer
Regulamentação do programa estadual garante um bom ambiente de negócios e atração de novos investimentos no município, que também sediou a abertura do programa Compre Bem
Publicado: 21/10/2021 13:40 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Matheus Fonseca/Sede Foto: Matheus Fonseca/Sede

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, participou, na última quarta-feira (20/10), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, da cerimônia para assinatura do Decreto Municipal de Liberdade Econômica. A ação implementa as diretrizes do Minas Livre Para Crescer, programa estratégico que vem garantindo um ambiente mais seguro e fácil para quem empreende em Minas Gerais. A iniciativa do Governo de Minas também  promove o aumento da segurança jurídica para os empresários. Até o momento, 112 cidades já publicaram seus decretos, e mais de 70 estão em fase de elaboração. Clique aqui para conferir os municípios livres para crescer.

Crescimento econômico

Para o secretário Fernando Passalio, a adesão de Uberaba ao programa Minas Livre para Crescer reforça os bons resultados do trabalho conjunto entre Governo de Minas e prefeituras. “Não adianta o Estado fazer a parte dele se o município não o faz. Aqui, em Uberaba, por meio da assinatura do Decreto Municipal de Liberdade Econômica, está sendo dado um importante passo para melhorar definitivamente o ambiente de negócio para quem gera emprego e renda. Quando se cria facilidades para o empreendedor e para o cidadão, retirando amarras antigas que desburocratizam a máquina pública, as possibilidades de desenvolvimento econômico são evidentes. O Governo de Minas tem atraído muitos investimentos para os municípios e Uberaba é exemplo dessa política consolidada pelo governador Zema”, enfatiza Passalio.

Resgate da confiabilidade

O objetivo dos decretos municipais é regulamentar dispositivos da Lei Federal Nº 13.874, conhecida como Lei de Liberdade Econômica, e do Decreto Estadual nº 47.776, que institui o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer, e cooperar com o avanço da economia do estado.O município que assina o decreto realiza uma revisão e simplificação dos atos normativos vigentes, fomentando também a elaboração de legislações que garantam a livre iniciativa. As medidas também viabilizam o resgate da confiabilidade dos empresários, simplificando e desburocratizando procedimentos.

Abertura do Compre Bem

Na ocasião, o secretário Fernando Passalio anunciou, ao lado da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, a abertura do Programa Compre Bem, que visa a Intensificar as possibilidades de fornecimento para o setor de bebidas e a incentivar a mão de obra local, gerando emprego e renda e fazendo com que a indústria mineira seja mais competitiva.

O Compre Bem é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Grupo Petrópolis, colocando frente a frente compradores que possuem uma demanda específica por produtos e/ou serviços de fornecedores mineiros.

O projeto é responsável por fortalecer o desenvolvimento regional, segundo o secretário Fernando Passalio, uma vez que possibilita a abertura de mercado para outras empresas, fomentando novas oportunidades de trabalho para a região. “O projeto Compre Bem é sinônimo de boas práticas para o desenvolvimento econômico, promovendo oportunidades para diversas empresas. Além disso, com as compras locais, há benefícios de redução de custos logísticos e de emissões, fazendo com que a indústria mineira seja mais competitiva”, acrescenta.

Atração de investimentos

Para dar prosseguimento à política de atração de investimentos do Governo de Minas, o secretário Fernando Passalio visitou também em Uberaba, no fim da manhã, o condomínio industrial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e as obras da empresa Crown Embalagens. “É com muita satisfação e orgulho que visito Uberaba e acompanho o desenvolvimento do município, que tem retomado suas atividades econômicas” afirma o secretário.

Localizado às margens da rodovia BR-050, o condomínio ZPE de Uberaba ocupa área de 2 milhões de metros quadrados e abriga o entroncamento rodoferroviário que serve hoje ao Distrito Industrial II, próximo ao Parque Tecnológico do município.

Já no canteiro de obras da Crown Embalagens, às margens da BR-050, onde está sendo realizada terraplanagem numa área de 360 mil metros quadrados, a convite do presidente da companhia, Wilmar Arinelli, o secretário Fernando Passalio conheceu a futura sede da indústria que tem previsão de ser inaugurada em abril de 2022 e terá capacidade de produzir  2,4 bilhões de latas por ano.

Com investimento previsto na ordem de R$ 650 milhões, a Crown Embalagens deve gerar 800 empregos diretos na construção do empreendimento e 140 diretos na operação da fábrica. O investimento em Uberaba, segundo Wilmar Arinelli, é devido a uma série de condições, entre elas, “a proximidade de clientes instalados na região, a disponibilidade local de mão de obra capacitada, água, energia elétrica e boa malha logística. Encontramos todas essas condições favoráveis em Uberaba”, pontua o presidente da Crown Embalagens.