A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e a Airbus Helicopters formalizaram a compra das ações da Helicópteros do Brasil S/A - Helibras (15,51%) detidas pela Codemge. A assinatura do livro de ações que transfere a titularidade foi realizada nesta sexta-feira (20/1), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte/MG, com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
A Airbus Helicopters é acionista controladora da Helibras e maior fornecedora mundial do setor de helicópteros. A participação da Codemge foi adquirida por R$ 95 milhões.
A alienação das ações da Helibras faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge, que reavalia a carteira de ativos da Companhia, visando à maior eficiência, à economicidade e ao retorno para Minas Gerais.
Helibras – A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. Instalada em Itajubá/MG, é responsável pela produção, venda e pós-venda no país de aeronaves da Airbus Helicopters. Em atividade desde 1978, a empresa está ligada à consolidação do uso de aeronaves de asas rotativas no país.
Venda – O procedimento foi autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conforme julgamento de agravo emitido em dezembro de 2022. O documento permite a alienação de alguns ativos da carteira da Companhia, dentre eles, a participação direta na Helibras.
Codemge – A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.