Governo de Minas promove encontro com empreendedores do Seed MG, em Belo Horizonte
O encontro reuniu startups da 7ª edição do Seed MG em uma programação intensa, com rodada de negócios e nomes importantes da inovação mineira
Publicado: 15/12/2023 17:55 | Atualizado: 15/12/2023 17:57
Crédito: Seed-MG/Divulgação Crédito: Seed-MG/Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede/MG), promoveu um encontro com empreendedores do Seed MG, um programa do Estado para aceleração de negócios, em Belo Horizonte, na última quinta-feira (14/12). A programação contou com rodadas de negócios e palestras com empreendedores de grandes empresas atuantes no mercado mineiro. O encontro reuniu cerca de 60 startups, participantes da 7ª rodada do programa.

O encontro, restrito a convidados, reuniu representantes das empresas que fazem parte da  atual edição do Seed MG, empreendedores de grandes empresas do ramo de inovação e perfis relevantes da área. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a trajetória de sucesso de organizações e empreendimentos do universo de negócios inovadores, bem como debater os desafios e perspectivas para o setor. Nomes como Max Oliveira, co-founder da MaxMilhas, Gustavo Caetano, founder da Samba Tech e Rodrigo Cartacho, co-founder da Sympla, foram convidados para compartilhar um pouco das próprias histórias e trajetórias no mercado do empreendedorismo inovador. 

"A gente quer continuar trabalhando com o setor da inovação, ter esse setor cada vez mais próximo do Governo e buscar através dele soluções para os problemas que a gente tem. Este é um dia em que, certamente, cumprimos o papel que o nosso governador, Romeu Zema, nos colocou de aportar na tecnologia e na inovação como o caminho para o futuro de Minas", declara o secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Guilherme da Cunha. 

A reunião de empreendedores foi uma oportunidade de conexão, reforçada pela rodada de negócios, que promoveu o networking e o pontapé inicial para parcerias entre as startups e grandes empresas atuantes no mercado mineiro — como Gerdau, Stellantis, ABRALEITE, Direcional, Bel Lar, Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitacional de Betim, Construtora Barbosa e Melo SA,  Sicredi, BDMG, Prefeitura de Lagoa Santa, Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) e Alpargatas. 


Seed MG

O Seed MG é o programa de aceleração de startups do Governo de Minas Gerais, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o IEBT Innovation. Atualmente, o programa está em sua 7ª edição, que tem objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológicas no Estado, com o foco na resolução de desafios públicos para aumentar a eficiência da administração pública mineira e fortalecer os polos de inovação através da interiorização e integração das startups com outras regiões do estado.  

O processo de aceleração conta com a capacitação dos empreendedores, conexão com potenciais clientes, conexão com investidores, mentorias com empreendedores de grandes startups mineiras e o aporte de até R$100 mil para as startups que finalizarem o processo de seis meses de aceleração.

Pela primeira vez, o programa foi descentralizado, rompeu a barreira geográfica da região metropolitana de Belo Horizonte e alcançou 8 cidades do interior de Minas Gerais, que se destacam no cenário de ciência, tecnologia e inovação. As cidades mineiras que possuem bases avançadas de apoio às startups do Seed, além da capital do estado, são: Uberlândia, Uberaba, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Viçosa, Juiz de Fora, Governador Valadares e Montes Claros.

O secretário executivo destacou também alguns outros programas do Governo de Minas para acelerar essas startups e solucionar problemas que afligem o Estado. Como Cidades do Futuro, Hub Gov, Hub MG, Compete Minas e Pró Inovação. "Com isso, vamos trazer mais produtividade para as nossas empresas, para nossos negócios, nossas indústrias. Com produtividade, a gente traz mais riqueza, mais dinheiro para o bolso do cidadão mineiro", completa Da Cunha. 


Minas, um estado inovador

Minas Gerais tem se destacado frente ao cenário nacional no quesito inovação. De acordo com o ranking de Inovação dos Estados do Índice da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Minas alcançou o 4º lugar entre as 27 unidades federativas do país. Desde 2019, o estado subiu duas posições.

A publicação foi divulgada em novembro deste ano pelo Sistema FIEC, com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). De acordo com o estudo, os estados líderes em inovação são: São Paulo (1º), Rio de Janeiro (2º), Rio Grande do Sul (3º), Minas Gerais (4º) e Santa Catarina (5º).