Governo de Minas destaca importância da gestão no setor público no Fanorte em Montes Claros
Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico falou sobre administração pública e desenvolvimento regional em apresentação no fórum
Publicado: 07/08/2024 14:44
Victor Fagundes / Ascom - Sede Victor Fagundes / Ascom - Sede

O Governo de Minas, representado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participou, nessa terça-feira (6/8), da primeira edição do Fórum de Administração do Norte de Minas (Fanorte) em Montes Claros.  Na ocasião, o secretário palestrou sobre a “A importância da Gestão na Administração Pública”no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

Realizado pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), o Fanorte fez parte do Projeto Ações Integradas da entidade, que está no Norte de Minas durante o mês de agosto. A iniciativa, com programação gratuita, oferece palestras, workshops, mesas-redondas e painéis temáticos, com o objetivo de atualizar os participantes sobre as últimas tendências na área de Administração, aprimorar habilidades e conhecimentos, além de promover networking entre profissionais renomados e participantes.

“Administração pública é uma coisa muito séria. Se o dinheiro for mal investido, nunca mais volta para a população. Ao contrário do passado, onde dominavam ideologias estranhas ao bem-estar público, hoje, Minas é gerido com a mesma seriedade de grandes empresas do mundo, nas quais há responsabilidade com o capital, inclusive levando-se em conta a saúde financeira no futuro”, afirmou Fernando Passalio.

Desenvolvimento local

Montes Claros tem se destacado como um importante polo de atração de investimentos nos últimos anos. Entre 2019 e 2024, a cidade atraiu R$ 2,7 bilhões em investimentos privados, gerando mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. Esses negócios, distribuídos em 12 projetos promovidos pelo  Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada Invest Minas, estão concentrados em setores como fármacos (33,3%), alimentos (16,7%) e empreendimentos imobiliários (8,3%).

Entre os principais investimentos, destacam-se a Confiança Incorporações Ltda., com R$ 750 milhões investidos em empreendimentos imobiliários; a Eurofarma, com mais de R$ 500 milhões no setor farmacêutico; e a Garoto, que destinou mais de R$ 430 milhões ao setor de alimentos.

A cidade também observou um crescimento significativo na abertura de empresas. Segundo o relatório mais recente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Montes Claros registrou a abertura de 1.010 novas empresas entre janeiro e junho de 2024, colocando-se como a quinta cidade no ranking estadual do primeiro semestre.

Além disso, Montes Claros se destaca pelo reconhecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) nos segmentos de Fruticultura de Jaíba e Pequi de Montes Claros, que juntos representam mais de 2,5 mil empresas e empregam 5,4 mil pessoas. Esses arranjos são fundamentais para a diversificação da economia e a geração de emprego e renda na região.

Jornalista responsável: Matheus Dornelas