Em um movimento estratégico para atrair investimentos e fortalecer a segurança energética e mineral do estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada Invest Minas, renovou, nesta terça-feira (5/11), o Memorando de Entendimento (MoU) com a Organização Japonesa para Metais e Segurança Energética (Jogmec).
A renovação ocorreu durante reunião no Japão e faz parte de uma série de encontros oficiais que ocorrerão na Ásia nos próximos dias, o que incluiu ainda a realização de um seminário para a atração de investimentos japoneses no setor de minerais estratégicos mineiros.
"É de longa data a parceria entre Minas Gerais e Japão. Renovarmos esse Memorando de Entendimento, que é mais um passo para continuarmos esse trabalho de sucesso e para que mais inovações e oportunidades de negócios venham para nosso estado", afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio.
A parceria tem como objetivo abrir novas frentes de colaboração em áreas estratégicas para ambos os países. Estão previstas ações como a realização de seminários sobre oportunidades de investimento em minerais críticos em Minas Gerais, apoio a pesquisas, compartilhamento de dados geológicos e a troca de informações sobre reciclagem de minerais.
Esse intercâmbio busca não só incentivar a presença de investidores japoneses no estado, mas também contribuir para o desenvolvimento de tecnologias para baterias e semicondutores, setores em que a demanda por minerais críticos tem crescido rapidamente.
"A renovação do MoU representa um passo essencial para Minas Gerais no fortalecimento das parcerias com o Japão, um país que tem papel de destaque na segurança energética e nas tecnologias de mineração. Minas, com sua diversidade de minerais estratégicos, tem grande potencial para contribuir com a Jogmec em áreas vitais como a produção de minerais para baterias e semicondutores. Estamos confiantes de que essa cooperação abrirá novas oportunidades, criando uma base sólida para futuras colaborações em recursos naturais”, garante o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
A agência
A Jogmec, criada em 2004 como uma agência do governo japonês, tem como missão garantir a estabilidade no fornecimento de recursos energéticos, como petróleo, gás natural, e minerais estratégicos. Esse MoU sinaliza o interesse mútuo em promover a cooperação nas áreas de mineração e recursos minerais, em particular os de importância crítica para o desenvolvimento de novas tecnologias e a transição energética.
Seminário
O seminário reuniu representantes de empresas japonesas interessadas nas oportunidades que Minas Gerais oferece. Este evento simboliza o compromisso do Governo de Minas em impulsionar o setor de mineração com a presença de investidores estrangeiros e reforça a posição do estado como um polo de inovação e desenvolvimento sustentável em recursos naturais.