A companhia aérea Azul começa a operar, a partir desta segunda-feira (11/11), em mais uma base operacional em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro. O município contará com dois novos voos diários, sendo um para Campinas (Viracopos) e um para Belo Horizonte (Confins).
A abertura de mais esta rota pela companhia contou com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), da Invest Minas, além da Prefeitura de Divinópolis. A partir da ação, Minas Gerais conta com 15 cidades atendidas por voos comerciais regulares e consolida sua posição como líder nacional nesse quesito.
Essa expansão da conectividade regional é resultado de uma política pública bem-sucedida, envolvendo a redução do ICMS sobre o querosene de aviação.
A medida estratégica permitiu que as companhias aéreas aumentassem expressivamente suas operações no estado, ampliando as rotas e atendendo a um número crescente de municípios. Essa política fortalece o desenvolvimento econômico regional, o turismo e o acesso a novas oportunidades de negócios.
“Estar a uma hora de voo de 70% do PIB nacional é um dos grandes diferenciais estratégicos que Minas hoje consegue oferecer para quem quer empreender no estado. E o esforço de parceiros como a Azul em fortalecer suas linhas no estado é mais um indicativo importante de que estamos no caminho certo, trazendo mais comodidade para a população e oportunidades de crescimento para Minas", destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
“Conectar Divinópolis aos hubs de Viracopos e Confins facilita o acesso a negócios e oportunidades em diferentes regiões do país, além de estimular o fluxo de visitantes e o turismo em nosso estado. Nosso trabalho na Invest Minas é exatamente buscar e apoiar iniciativas que ampliem a conectividade e gerem benefícios duradouros para a economia mineira”, afirma o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
Voo
As novas rotas vão ser feitas em uma aeronave com capacidade para até nove passageiros. O voo diário entre Campinas – principal hub de conexão da Azul – e Divinópolis vai ser realizado às 7h30, enquanto o voo de retorno está programado para às 17h. Já o voo de Divinópolis para Belo Horizonte ocorre às 9h55, e o trecho entre a capital mineira e o município do Centro-Oeste será diariamente às 15h40.
“Esta reinauguração marca um importante marco no desenvolvimento da infraestrutura local e no fortalecimento da conexão da nossa cidade. A retomada dos voos representa um avanço significativo para a mobilidade, turismo e economia de Divinópolis, além de proporcionar mais comodidade aos cidadãos e fomentar a geração de empregos”, afirma o prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo.
“A abertura dessa nova base reflete nosso compromisso em expandir a conectividade no Brasil e oferecer mais opções para nossos clientes. Com esses novos voos diários para Campinas e Belo Horizonte, estamos proporcionando uma opção mais confortável e rápida para os moradores e visitantes de Divinópolis. Estamos entusiasmados em fortalecer ainda mais nossa presença na região”, afirmou o gerente Geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da companhia, Vitor Silva.
As vendas para os novos destinos já estão disponíveis no site da Azul, na central de vendas e nas agências de viagens parceiras.