A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) marcou presença na 40ª edição do Congresso Mineiro de Municípios, que foi palco para aproximar o executivo estadual das gestões municipais mineiras.
Durante o evento — que aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte —, subsecretários e equipes técnicas da Sede-MG apresentaram algumas das iniciativas que a pasta oferece para aprimorar a gestão e impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios.
Programas como o Minas Livre para Crescer e o Cidades do Futuro oferecem apoio para que as gestões conheçam e implementem normativas que visam tornar os municípios mais atrativos a investimentos e a novos negócios, assim como promovem o bem-estar e facilitam o dia a dia da população.
Há também as ações do Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial (Minas Reurb), que leva mais dignidade e segurança jurídica às famílias mineiras, assim como as políticas públicas para fomentar o comércio exterior e a promoção das cadeias produtivas que reforçam a economia do estado.
“Nossa secretaria possui um amplo catálogo de oportunidades para auxiliar as gestões municipais a aprimorar os processos e serviços oferecidos aos mineiros. Estarmos próximos a essas lideranças é importante para apresentar essas soluções e articular estratégias conjuntas de melhoria”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Aproximando os executivos estadual e municipal
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico participou da abertura do evento, na terça-feira (6/5), acompanhada do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões, bem como da posse da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), cujo novo presidente é Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas, na quarta-feira (7/5).
Também como parte da programação do segundo dia do evento, a Sede-MG apresentou o painel “Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico: Fazer das Cidades de Minas dos Melhores Lugares para se Viver e Investir”, em que foi abordado o trabalho da secretaria e as ações promovidas para impulsionar o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.
O painel foi ministrado pelo Secretário Adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico, Frederico Amaral; e pelos subsecretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes; de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas, Daniel Medrado; de Gestão de Imóveis, Eduardo Quintanilha de Albuquerque; e de Liberdade Econômica e Desburocratização, Rodrigo Sampaio Melo.
Ainda na quarta-feira, os subsecretários Lucas Mendes e Rodrigo Sampaio Melo também ministraram os painéis, respectivamente “A Importância das Parcerias para os Municípios” e “Lei de Liberdade Econômica", em que apresentaram ao público as ações da Sede-MG que impactam direta e indiretamente os municípios.
Além de apresentações, a Sede-MG também participou ativamente do Congresso em um balcão dedicado à secretaria no estande do Governo de Minas Gerais, em que durante os dois dias do evento prefeitos, vereadores, outros representantes dos municípios e o público em geral pode conhecer e tirar dúvidas sobre todas as ações da secretaria.
Lançamento de novas parcerias
Durante o evento aconteceu também o lançamento do edital Cidade Parceira, que trata de oportunidades de Parcerias Público-Privadas (PPPs), solução apoiada pelo programa Cidades do Futuro. A iniciativa ajuda a reforçar a política de inovação tecnológica nos municípios mineiros.
Coordenado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra-MG), o Cidade Parceira visa fomentar o desenvolvimento econômico e social apoiando municípios na implementação de projetos de concessões e PPPs em áreas-chave da administração pública.
Congresso Mineiro de Municípios
Em sua 40º edição, o Congresso Mineiro de Municípios, organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, agentes públicos e sociedade civil para debaterem as perspectivas e desafios das administrações públicas municipais.
Com o tema "Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso", a edição deste ano, além de painéis e palestras, contou com exposição de serviços e produtos, workshops e oportunidade de negócios.