Governo de Minas apresenta oportunidades no Encontro Mineiro de Empresas Juniores (EMEJ) 2025
Evento acontece em Ouro Preto, nos dias 25 a 27 de julho, com foco no protagonismo do jovem empreendedor
Publicado: 25/07/2025 11:09
Crédito: Victor Fagundes / Ascom Sede-MG Crédito: Victor Fagundes / Ascom Sede-MG

Começa nesta sexta-feira (25/7), em Ouro Preto, a 31ª edição do Encontro Mineiro de Empresas Juniores (EMEJ), o maior encontro de empreendedorismo juvenil do estado. 

Com participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o evento contará com um estande do Governo de Minas em que serão apresentadas oportunidades e resultados como os do programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), que já está em sua terceira edição.  

Organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (FEJEMG), o encontro tem o objetivo de reunir empreendedores jovens para impulsionar o ecossistema de inovação e empreendedorismo, debater as oportunidades e proporcionar networking.

O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Bruno Araújo, que fará palestra durante a abertura do evento, ressalta a importância da inserção de jovens no universo empreendedor.

“O setor produtivo mineiro é uma das bases da economia do estado. A inserção de jovens nesse mercado é muito importante para trazer mais inovação e ideias disruptivas. Empreender é para todo mundo e os universitários têm muito conhecimento para compartilhar”, afirma Bruno Araújo.

“Apoiar o empreendedorismo e a inovação é parte do trabalho do BDMG em prol do desenvolvimento do Estado”, pontua o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto. 

Incentivo ao protagonismo jovem no empreendedorismo

O novo edital do Vuei tem o objetivo de estimular a inovação e o empreendedorismo universitário por meio da criação ou consolidação de centros de inovação e empreendedorismo universitário em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no estado de Minas Gerais (ICTs-MG) e nas Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no estado mineiro. 

A Chamada FAPEMIG-Sede nº 018/2024 – VUEI - Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação: Criação ou Consolidação de Centros de Inovação e Empreendedorismo Universitário está em fase de divulgação de resultados. Ao todo, serão destinados R$12,7 milhões em recursos.

“Oferecemos diversas oportunidades para apoiar atores do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais. O Vuei é nosso case de sucesso no quesito de empreendedorismo universitário. Por meio dessa iniciativa já impactamos quase 100 mil pessoas”, afirma o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Mendes.

EMEJ

O EMEJ, considerado o maior encontro de empreendedorismo juvenil do estado, reúne centenas de jovens empreendedores em um espaço de aprendizado, conexão e protagonismo. Esta edição celebra os 30 anos da FEJEMG, também chamada de Rede Mineira de Empresas Juniores (RMEJ).

Com um apelo de legado e comunidade, o evento fortalece esse ecossistema,  incentivando a inovação e o empreendedorismo universitário no estado. O encontro é um momento de união, pertencimento e compartilhamento de ideias e experiências entre os empreendedores jovens, bem como contato com outras empresas.