Governo de Minas apoia pequenos produtores da Zona da Mata durante JF Wine Festival 2025
Ação garante oportunidade para empreendedores e produtores locais
Publicado: 30/07/2025 17:24 | Atualizado: 30/07/2025 17:43
Victor Fagundes / Sede-MG Victor Fagundes / Sede-MG

No intuito de promover oportunidades e gerar negócios para empreendedores da Zona da Mata, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), apoia produtores de fabricação de laticínios pertencentes ao Arranjo Produtivo Local (APL) Queijo Minas do Caminho Novo, na quarta edição do evento JF Wine Festival 2025, em Juiz de Fora.

O evento, que começa nesta quarta-feira (30/7) e vai até o dia 02/8, contará com a participação de quinze pequenos fornecedores locais, selecionados por meio de edital de Chamamento Público de nº 08/2025 da Sede-MG, que irão expor, de forma totalmente gratuita, seus produtos durante o festival voltado para o setor de vinhos.

A participação desses empreendedores locais durante a JF Wine Festival 2025 é uma oportunidade para a comercialização de seus produtos para um público diversificado, valorizando e fortalecendo a economia local. 

“A participação desses produtores locais neste evento reforça o compromisso do Governo de Minas com o APL Queijo Minas do Caminho Novo, visando o reconhecimento e a geração renda para esses pequenos negócios”, destaca o subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo, Rodrigo Melo.

JF Wine é reconhecido como Patrimônio Imaterial e Cultural

A quarta edição do JF Wine Festival, o maior festival cultural de vinho de Minas Gerais, vai reunir durante os quatro dias, mais de 30 expositores, entre produtores de vinhos, queijos, embutidos e delícias artesanais. 

O JF Wine Festival é uma oportunidade de explorar o mundo dos vinhos, conhecer produtores locais e apreciar a gastronomia regional, e é reconhecido como Patrimônio Imaterial e Cultural de Juiz de Fora, um marco para o enoturismo na região. 

APLs em Minas

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são conjuntos de empresas e instituições localizadas em uma mesma região que compartilham atividades produtivas e mantêm laços de cooperação e interação. O Governo de Minas reconhece e apoia esses APLs, buscando fortalecer a economia local, gerar empregos e atrair investimentos.

O APL Queijo Minas do Caminho Novo é composto por 11 municípios da Zona da Mata, mais de 120 empresas e geram mais de 800 empregos diretos na região.