O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), se reuniu, nesta terça-feira (26/8), em Belo Horizonte, com a delegação da Província de Yamanashi.
O encontro, que aconteceu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), deu andamento às discussões entre o Estado e os representantes da província japonesa sobre transição energética, envolvendo a geração de energias renováveis com foco no hidrogênio verde.
Também participaram do encontro representantes da agência de Atração de Investimentos Invest Minas; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge); e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), além da empresa Atlas Agro Fertilizantes.
Na ocasião, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, ressaltou a importância do encontro para Minas no cenário mundial.
“Essa é mais uma grande oportunidade para que os representantes da Província de Yamanashi conheçam os programas do Governo de Minas e do sistema de Desenvolvimento Econômico, na intenção de impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento mútuo. Esse momento estabelece um modelo de cooperação internacional eficaz e promissor”, destacou Mila.
Meio século de irmandade
A agenda se torna a quarta entre as regiões-irmãs e reforça os laços de mais de 50 anos de parceria entre Minas e Yamanashi. Em junho deste ano, durante missão internacional à Ásia, o governador Romeu Zema se reuniu com o governador da província de Yamanashi, no Japão, Kotaro Nagasaki, no intuito de avançar em acordos de energia renovável e cooperação técnica.
Em 2023, a relação oficial de irmandade entre as duas localidades foi renovada pelo líder do poder executivo mineiro durante visita oficial à Yamanashi. Naquela oportunidade, os representantes dos governos de Minas e Yamanashi se comprometeram a unir esforços e promover o intercâmbio de tecnologias visando à transição energética global.
Desta vez, o encontro realizado na capital mineira reforçou ainda mais a parceria estratégica com os japoneses, que também visa atrair e impulsionar investimentos na produção de novas tecnologias no estado.