Fonte de renda para mineiros de diversas regiões do estado, o artesanato de Minas tem ganhado espaço em grandes eventos nacionais. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), abriu inscrições para a participação de artesãos mineiros no 20º Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras, que acontece entre os dias 05 e 09 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília/DF.
Ao todo, o edital disponibilizará 14 vagas para artesãos individuais e/ou mestres artesãos e entidades representativas (associações, cooperativas ou grupos produtivos) para comercializarem seus produtos durante a feira. Para se inscrever, basta acessar o Edital de Chamamento público Nº 13/2025 no site da Sede-MG.
Conforme a Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), poderão ser selecionados artesãos das seguintes categorias: arte popular, artesanato tradicional, artesanato de referência cultural, artesanato contemporâneo-conceitual, artesanato indígena e artesanato quilombola.
20º Salão do Artesanato em Brasília
Criado em Brasília, o Salão do Artesanato tem suas edições alternadas, desde 2021, entre a capital federal e São Paulo. O evento é considerado uma das principais vitrines do artesanato brasileiro, pois reúne artistas de todas as regiões do país e se consolida como uma grande oportunidade de negócios, networking e valorização da cultura popular.
Para ampliar o acesso à cultura do artesanato brasileiro, a entrada será gratuita. Além da feira, a programação contará com oficinas de técnicas artesanais, apresentações culturais e exposição de peças de mestres artesãos reconhecidos nacionalmente.