Governo de Minas lança guia de exportação para produtores de queijo
Minas é o principal exportador brasileiro do produto e, com o documento, produtores conhecerão as principais oportunidades para vendas do produto no exterior
Publicado: 05/12/2025 17:25 | Atualizado: 05/12/2025 17:47
Erasmo Reis Ascom Epamig Erasmo Reis Ascom Epamig

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), lançou nesta sexta-feira (5/12), o “Guia Abrindo Fronteiras: Oportunidades de Exportação para o Queijo Mineiro”, que visa impulsionar ainda mais a internacionalização do produto. 

O evento de lançamento foi realizado no auditório principal do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora. Na ocasião, também foram celebrados os 90 anos do ILCT, instituição vinculada à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

Produzido em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), o guia contempla desde informações técnicas e regulatórias do queijo até análises de mercados internacionais. 

O documento pode ser acessado no link.

Por meio do Guia, os produtores de queijo e entidades que atuam no setor de laticínios, podem se informar sobre regras dos mercados internacionais, o perfil de consumo de cada país, além de outras informações para facilitar na exportação dos produtos. 

O Superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação, Gustavo Costa de Souza da Sede-MG, e a diretora de Promoção de Exportações e Comércio Exterior, Laís Ione Araújo Fagundes, participaram do lançamento do guia.

“Este guia é resultado de um trabalho técnico cuidadoso, construído a partir da análise de mercados potenciais, requisitos regulatórios e oportunidades para o queijo mineiro no exterior. O objetivo foi oferecer um material acessível e estratégico, que sirva como ponto de partida para produtores que desejam iniciar o processo de internacionalização ou expandir sua produção para novos mercados", afirma Laís Ione Araújo Fagundes.

Vendas internacionais de queijo no estado

As exportações de queijos de Minas Gerais, em 2024, totalizaram US$ 7,9 milhões e o estado foi o principal exportador nacional do produto. O produto alcançou 10 mercados, com destaque para os Estados Unidos, Taiwan e Chile. 

Ao todo, 13 municípios mineiros realizaram exportações de queijos, sendo Pará de Minas o principal exportador, seguido de Arapuá, São Vicente de Minas, Moema e Vazante.

Documento alinhado às ações do estado

O guia está ligado à Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior de Minas Gerais, cuja frente de atuação trabalha com a inserção internacional dos setores produtivos mineiros, a identificação de oportunidades de mercado e o apoio qualificado às exportações.

Neste sentido, o documento é importante para expandir a presença do queijo mineiro em novos mercados, dessa forma, aumentando a competitividade mineira em outros países, por meio da valorização global de marcas associadas a regiões específicas no estado, também chamado de regional branding.