Minas Gerais participa da NRF Retail’s Big Show 2026, considerada a maior feira global dedicada ao setor varejista, realizada em Nova Iorque. O evento reúne varejistas, fornecedores, startups e lideranças públicas e privadas de diferentes países para debater tendências, apresentar soluções inovadoras e fortalecer conexões estratégicas no mercado mundial do varejo.
Representado pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o Governo de Minas integra a comitiva do Sebrae Minas, que conta ainda com a presença do presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Marcelo de Souza e Silva.
Referência internacional na antecipação de tendências, a feira aborda, nesta edição, temas centrais para o futuro do setor, como inteligência artificial, automação e experiência do consumidor, refletindo as transformações em curso no varejo global.
Segundo a secretária, a presença de Minas no evento reforça a estratégia do estado de acompanhar de perto as principais inovações do mercado internacional.
“A NRF é o principal palco global de discussão sobre o futuro do varejo. Estar presente nesse ambiente nos permite acompanhar tendências, identificar oportunidades e fortalecer políticas públicas voltadas à inovação, à competitividade e ao fortalecimento dos pequenos e médios negócios em Minas Gerais”, destacou Mila Corrêa da Costa.
National Retail Federation
A NRF Retail’s Big Show é organizada pela National Retail Federation (NRF), a maior associação comercial do mundo voltada ao setor varejista. Fundada em 1911, a entidade representa empresas de todos os segmentos do varejo nos Estados Unidos, incluindo supermercados, lojas de departamento, varejo físico e digital, fornecedores e plataformas de comércio eletrônico.
Em sua 116ª edição, o evento reúne mais de quarenta mil participantes da indústria varejista, cerca de seis mil marcas expositoras e representantes de mais de cem países, com participação de oitenta e uma das cem maiores empresas de varejo do mundo. Entre as expositoras estão Amazon, Mercado Livre, Google, Leroy Merlin e Magalu.
Varejo mineiro em expansão
O varejo é um dos principais indutores da economia mineira. Em 2025, o comércio foi o segundo setor que mais abriu empresas em Minas Gerais, com mais de 22 mil novos negócios formalizados até novembro.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) atua no fortalecimento dos pequenos negócios por meio de políticas públicas como o Vem de Minas, programa que reúne o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios e as Feiras Setoriais de Arranjos Produtivos Locais, com foco na promoção comercial e na inserção de produtos mineiros em novos mercados.
Somente em 2025, as ações do programa geraram expectativa de mais de R$ 29 milhões em negócios, beneficiando cerca de 2,3 mil pequenos produtores, em mais de 2 mil agendas de relacionamento entre fornecedores e compradores.
Além disso, por meio da Invest Minas, o varejo – composto por 11 setores – já atraiu mais de R$ 60 bilhões em investimentos privados, desde 2019, com a geração de cerca de 53 mil empregos diretos em Minas Gerais.