Governo de Minas garante participação de artesãos mineiros na 31ª edição da Fiart, em Natal
Ação promove a arte mineira e fomenta negócios de artesãos de oito municípios do estado
Publicado: 23/01/2026 16:53 | Atualizado: 23/01/2026 17:14
Sede-MG / Divulgação Sede-MG / Divulgação

O Governo de Minas, por meio da  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), marca presença, pelo segundo ano consecutivo, na 31ª Feira Internacional do Artesanato (Fiart), realizada no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte.

A participação, iniciada nesta sexta-feira (23), atende a uma demanda apresentada pelos artesãos mineiros para a retomada da presença do estado no evento, interrompida durante o período da pandemia.

Neste ano, o estande de Minas Gerais contará com uma área de 120 metros quadrados e atenderá, de forma direta, cerca de 20 artesãos, incluindo núcleos produtivos, entidades, associações e artesãos individuais.

De forma indireta, a iniciativa deverá beneficiar aproximadamente 120 artesãos dos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ouro Preto, Rio Casca, Brumadinho, Prado, Itinga e Sabará.

O evento, que neste ano promete uma edição marcada por inovações e pela celebração da rica cultura artesanal brasileira, segue até o dia 2 de fevereiro.

A ação reforça o compromisso do Governo de Minas com a valorização do artesanato como atividade econômica, cultural e de geração de renda, além de ampliar oportunidades de visibilidade e negócios para os profissionais do setor.

Sobre o evento

A capital do Rio Grande do Norte recebe, neste ano, a 31ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), evento reconhecido como sinônimo de história, cultura, tradição, arte, cores, sabores e negócios, que promove o artesanato, o empreendedorismo e a cultura em Natal.

Com três décadas de existência, a Fiart é uma excelente oportunidade para os turistas que visitam a cidade no mês de janeiro e uma grande vitrine para os artesãos de todo o país.

A expectativa de público para esta edição é de mais de 50 mil pessoas ao longo dos dez dias de feira. Além disso, o evento reúne cerca de 1.300 artesãos de todo o Brasil, 280 estandes e ocupa uma área de exposição de 7.500 metros quadrados.