Mais oportunidades para o ecossistema de inovação do Sul de Minas. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), o Governo de Minas reconheceu o 11º parque tecnológico do estado, o Cidade Inovação, em Poços de Caldas. O reconhecimento aconteceu em solenidade realizada nesta terça-feira (3/2), no Instituto Federal (IF) do Sul de Minas - Poços de Caldas.
Iniciativa do IF Sul de Minas, em parceria com a prefeitura do município, instituições de ensino superior e entidades do setor produtivo, o parque tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecendo a interação entre instituições de ensino, governo e setor produtivo local. Assim, a previsão é de gerar empregos qualificados na região.
“Essa é a nossa chancela ao Cidade da Inovação, que agora é o décimo primeiro parque tecnológico reconhecido pelo Governo de Minas. Essa ação aproxima os ambientes de inovação das ações de fomento do Estado, propiciando uma melhor fluidez das políticas públicas de apoio”, ressalta o secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo.
Parque Tecnológico Cidade da Inovação
Inaugurado em 2024 para aliar o potencial econômico, acadêmico e industrial da região ao desenvolvimento do setor produtivo, o Parque Tecnológico Cidade da Inovação é considerado um dos mais importantes marcos de inovação, ciência e tecnologia do Sul de Minas. O local conta com mais de 50 mil m² de área, doada pela Prefeitura Municipal, sendo cerca de 400 m² de área construída.
"É uma alegria para nós ver que o terreno doado pela Prefeitura está possibilitando o desenvolvimento de novas iniciativas. Esse reconhecimento reafirma a importância dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação", destaca o vice-prefeito de Poços de Caldas, Dr. Eduardo Januzzi.
O ambiente contempla coworking, espaço maker, estúdio de gravação e laboratórios multiusuários, possibilitando a incubação e o crescimento de startups, a instalação de empresas residentes e a realização de projetos cooperados.
"Temos várias empresas em parceria com o parque tecnológico, um espaço já organizado com estúdios, fab lab e espaço maker para prototipação e coworking. Esse reconhecimento vai impulsionar ainda mais essas ações do parque, que está em ascendência", afirma o diretor-geral do IF Sul de Minas - Poços de Caldas, Rafael Felipe Coelho Neves.
.