Fundação João Pinheiro lança primeira plataforma do país a agregar dados estratégicos de Ciência, Tecnologia e Inovação
Desenvolvido a partir de demanda do Governo de Minas e com recursos da Fapemig, painel traz informações em base integrada de dados inédita no Brasil
Publicado: 14/05/2026 17:41
Crédito: FJP / Divulgação Crédito: FJP / Divulgação

Mais de 600 indicadores, 30 anos de dados estratégicos de Ciência, Tecnologia e Inovação para municípios, estados, regiões e país, com opções de visualização em gráficos, mapas interativos, tabelas, relatórios consolidados por região, tudo isso com acesso rápido e gratuito. Este é o resumo da plataforma Mapa Brasil C&T, lançada nesta quinta-feira, 14/5, pela Fundação João Pinheiro (FJP). Inédita no país, a iniciativa surgiu a partir de uma demanda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e recebeu financiamento do HubMG Gov, programa de inovação aberta do Governo de Minas coordenado pela Sede e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A nova plataforma consolida dados de diversas fontes oficiais para a análise das capacidades científicas e tecnológicas brasileiras por meio de cinco dimensões estratégicas: Produção Científica e Tecnológica (artigos científicos, patentes, programas de computador); Recursos Humanos Qualificados (Empregos nas áreas de ciência, tecnologia engenharia e matemática, número de  mestres, doutores e pesquisadores); Infraestrutura Científica (Instituições de Ensino Superior e grupos de pesquisa), Transferência de Tecnologia (interação universidade-empresa, contratos de transferência de tecnologia) e  Financiamento à CT&I, como o quantitativo de bolsas, os gastos de governos estaduais com C&T, valores de isenção fiscal para inovação e valores investidos por órgãos públicos na área, entre outras.

Até então, o acesso a esse tipo de informação exigia horas de cruzamento de dados extraídos de diferentes fontes. Com o Mapa Brasil C&T, os dados oficiais são fornecidos em segundos. "A partir dessa plataforma, conseguiremos promover melhorias nas políticas públicas, mais transparência e melhor acesso a todos esses dados, que são de extrema importância para todos aqueles que trabalham no setor público e privado, bem como para aqueles que querem fazer inovação em Minas Gerais", destaca o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Lucas Mendes.

A presidente da Fundação João Pinheiro, Luciana Lopes, reforça o caráter inovador e pioneiro da iniciativa ao integrar dados oficiais para oferecer uma visão subnacional abrangente do sistema científico e tecnológico brasileiro. “O Mapa Brasil C&T é estratégico por permitir que gestores públicos e privados compreendam os ecossistemas locais de inovação, identifiquem oportunidades e possam obter dados e informações confiáveis para embasar decisões de políticas públicas e de investimentos”, afirma.

Relevância

Por meio da plataforma, gestores públicos de todo o país poderão comparar regiões, acompanhar tendências, gerar diagnósticos e acessar com facilidade informações sobre a produção científica e tecnológica, a infraestrutura, financiamento  e os recursos humanos na área de C&T no Brasil. Além de uma enorme economia de tempo, isso significa que a administração pública poderá avaliar o potencial de C&T de determinada localidade e potencializar o planejamento e a criação de políticas de inovação, além de otimizar o direcionamento de recursos, fatores imprescindíveis em um país com dimensões continentais como o Brasil.

De acordo com Gustavo Cançado, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, o projeto traz um olhar importante sobre os resultados da Fapemig e da ciência como um todo no Estado de Minas Gerais. “Isso nos ajuda a melhorar os processos. O projeto disponibiliza muitos dados relacionados à ciência, tecnologia e inovação, nos permite mapear questões relevantes e, acima de tudo, a planejar melhor as ações futuras da Fapemig”, observa.

Ranking e credibilidade

A perspectiva da FJP é explorar ainda mais as informações oferecidas pelos microdados disponíveis para a construção de novos indicadores ao longo do tempo. Além disso, ainda no primeiro semestre de 2026, a plataforma irá disponibilizar o Ranking Brasil de C&T, um índice composto que irá possibilitar a consulta e a comparação do posicionamento de estados por meio da análise conjunta de diversos indicadores sintetizados em um único valor.

As fontes oficiais de informações que integram a plataforma Mapa Brasil C&T são a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico  e Tecnológico (CNPq), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Portal da Transparência de Minas Gerais, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Ministério da Fazenda. 

Os dados levantados são inspirados em indicadores internacionais, como os disponibilizados pela OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), pelo Banco Mundial, pelo Science and Engineering Indicators e pelo U.S. Bureau of Labour Statistics, entre outros.